PESQUISADOR DA FACULDADE PATOS DE MINAS DÁ INÍCIO AO HERBÁRIO DA FARMÁCIA VERDE DE SÃO GOTARDO

Data: 21 de September de 2016 às 16:24

No dia 15 de setembro de 2016, a Secretaria de Saúde de São Gotardo juntamente com a Farmácia Verde, organizou um evento no auditório do Centro de Ensino Superior de São Gotardo - CESG para apresentar o início de um projeto que tem como objetivo identificar botanicamente todas as plantas medicinais utilizadas pela Farmácia Verde de São Gotardo. O evento contou com a apresentação do trabalho do pesquisador Gustavo Henrique Sousa e Silva, graduando em Farmácia pela Faculdade Patos de Minas – FPM, participação de autoridades e da sociedade.

Gustavo destacou a importância das plantas medicinais, desde seus primórdios até os dias atuais. Segundo o pesquisador, "a identificação das plantas medicinais utilizadas pela Farmácia Verde é muito importante para a população da cidade, pois garantirá que essas plantas sejam realmente as espécies que possuem efeitos terapêuticos comprovados, garantindo assim a qualidade e segurança dos produtos elaborados a partir de plantas medicinais e distribuídos pelo estabelecimento farmacêutico".

O trabalho teve início com a identificação botanicamente de 15 plantas medicinais utilizadas em preparações da Farmácia Verde. Gustavo também destacou a importância de trabalhos botânicos nas escolas a fim de resgatar e despertar o interesse sobre plantas. Argumentou que a montagem de herbários em escolas é uma prática barata e extremamente eficaz.

A Secretária de Saúde do município, Miriam Mota, e o Médico Dr. Yuri Ferreira, destacaram a evolução técnica, o crescimento científico e a credibilidade da Farmácia Verde. Por fim, o farmacêutico responsável técnico destacou: “a equipe da Farmácia Verde é referência em plantas medicinais, e está no caminho da excelência”.