Gestão do Agronegócio

Duração
3,5 anos
Tipo de Formação
Tecnólogo / Superior
Conceito do MEC
05
Mensalidade
R$:690,00

APRESENTAÇÃO CURSO GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

A Faculdade Cidade de Patos de Minas pretende formar o Profissional Tecnólogo em Gestão do Agronegócio preparado para tratar com o público em geral, capaz de lidar com o que há de mais moderno no âmbito de sua profissão e ciente do progresso relativo às recentes pesquisas da área, buscando sempre melhorar o seu potencial. Através da introdução do discente às matérias epistemológicas, filosóficas, antropológicas, sociológicas, tecnológicas, de iniciação científica e extensão, buscará habilitar profissionais preocupados com o seu próprio aprimoramento, tornando-os capazes de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais agressivo e globalizado. A FPM pretende formar profissionais do mais alto nível técnico-científico, dotados do espírito cientificista e humanitário para que possam exercer seu papel social com dignidade e competência, objetivo este que será buscado constantemente pela Faculdade Cidade de Patos de Minas, dentro de seu relevante papel social.

Objetivos do curso:

O curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da FPM visa formar profissionais capacitados em promover e executar soluções no desenvolvimento de atividades no agronegócio, a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas, contribuíndo assim, na competitividade no setor. O curso fornece ferramentas necessárias para formar um profissional apto para atuar nas áreas de administração rural, consultoria, cultivo e produção, planejamento, desenvolvimento e venda de produtos.

A fim de reunir competências determinadas, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio tem como Objetivos Específicos: 

# Formar profissionais aptos a viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. 

# Capacitar profissionais para a realização de prospecções de mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de capacitação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização no âmbito do agronegócio e/ou atividades afins. # Entregar ao mercado de trabalho do agronegócio, profissionais atentos às novas tecnologias do setor rural, bem como à qualidade e à produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e ao uso racional dos recursos. 

Os objetivos do curso são coerentes com o perfil do egresso e com as políticas constantes no PPI e PDI da Instituição, que expressam uma diretriz acessível ao conhecimento do aluno, buscando o atendimento às exigências de formação de competência intelectuais e comportamentais previstas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Perfil profissional do egresso:

O aluno formado no curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional. 

Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências de acordo com o preconizado no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia:

# Planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio. 

# Projetar mercados estratégicos para o agronegócio. 

# Analisar indicadores de mercado. 

# Aferir o desempenho da produção no agronegócio. 

# Analisar e controlar custos de produção do agronegócio. 

# Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio. 

# Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais. 

# Gerenciar empresas/propriedades rurais. 

# Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.