Duração
Tipo de Formação
Bacharelado
Conceito do MEC
Mensalidade
R$:1.300

APRESENTAÇÃO

A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura da FPM une a formação artística e humana com disciplinas exatas, como Engenharia, Matemática e Cálculo.

A FPM não pretende formar apenas o Profissional Arquiteto e Urbanista, mas também o profissional preparado para tratar com o público em geral, capaz de lidar com o que há de mais moderno no âmbito de sua profissão e ciente do progresso relativo às recentes pesquisas da área, buscando sempre melhorar o seu potencial. Através da introdução do discente às matérias sociológicas, tecnológicas, de iniciação científica e extensão, buscará habilitar profissionais preocupados com o seu próprio aprimoramento, tornando-os capazes de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais agressivo e globalizado.

A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.

Objetivos do curso:

O principal objetivo do bacharel em Arquitetura é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. O Arquiteto e Urbanista, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e mantém obras civis, de pequeno, médio e grande porte, prevê o crescimento das cidades, através de planejamento de loteamentos, parques, praças, terminais rodoviários, ferroviários, aeroportos. Projeta residências unifamiliares e multifamiliares, sistema horizontal ou vertical, atende às demandas de interesse social, comumente chamadas de habitação popular.

Ajuda na elaboração de  leis, como códigos de obras, plano diretor municipal, leis de vigilância sanitária, etc. juntamente com legisladores municipais, estaduais e/ou federais.

Estuda e especifica as metodologias de construção de obras, preocupando-se com a segurança, qualidade, usabilidade, durabilidade, robustez, integridade e beleza da obra desejada. Além das competências técnicas, os profissionais também desenvolvem competências da área de humanas, tais como gerenciamento e administração com ênfase em empreendedorismo, gerência de projetos e liderança, negociação, argumentação e trabalho em grupo.

Em resumo, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo formar um profissional que esteja apto a:

- Elaborar e gerenciar projetos arquitetônico de toda e qualquer obra necessária à cidade e/ou às áreas rurais que necessitam de edificações para seus empreendimentos, compreendendo a necessidade de seus usuários, definindo o planejamento, a execução, o controle e a finalização de projetos e até mesmo das obras civis envolvidas.

Atuar como mediador e gerenciador de vários projetos específicos e complementares, de acordo com casos concretos com objetivo de correto dimensionamento das necessidades do usuário, como por exemplo projeto de prevenção e combate a incêndio, projeto hidrossanitário capaz de prever captação e reuso de água, aquecimento solar de água, projeto elétrico com uso de painéis fotovoltáicos para captação e armazenamento de energia solar, etc. Todos voltados à sustentabilidade e objetivação de certificação LEED - (Leadership in Energy and Environmental Design) e Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), green building.



Perfil Profissional do Egresso 

O aluno formado no curso de Arquitetura e Urbanismo será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.

Através do Art. 4º da Resolução nº 2, de 17 de Junho de 2010 do MEC, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, pode-se verificar que o egresso deverá ter como perfil:

I - sólida formação de profissional generalista;

II - aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;

III - conservação e valorização do patrimônio construído;

IV - proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.

A formação deste profissional deverá ser complementada através de uma sólida formação em práticas arquitetônicas e/ou urbanísticas em diferentes escalas, sendo o egresso capaz de agregar conhecimentos teóricos, técnicos, estéticos e históricos em propostas projetuais, utilizando as atuais expressões do desenho. Este egresso deverá estar capacitado não apenas a propor soluções arquitetônicas para problemas existentes, sobretudo, deverá ser capaz de identificar novas questões, analisá-las e elaborar soluções que contribuam para resolvê-las.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cidade de Patos de Minas tem, entre seus objetivos, trabalhar com o estudante a compreensão das ações de conservação, preservação, e intervenção da e na paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, buscando sempre a proteção da sustentabilidade e da biodiversidade ecossistêmica.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo deve garantir ao Arquiteto e Urbanista uma relação estreita entre a teoria e a prática e dotá-lo de conhecimentos e habilidades requeridas para o exercício profissional tais como definidas pela diretrizes curriculares e relacionadas abaixo:

·      as habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções;
·      a compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;
·      o conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo;
·      conhecimento dos instrumentais de informática;
·      domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano, urbanismo e desenho urbano;
·      conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção;
·      compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção do projeto estrutural;
·      o entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas a elas associadas;
·      as habilidades do desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, maquetes, modelagem, modelos e imagens virtuais;
·      a habilidade na elaboração e instrumental na feitura de levantamentos topográficos.

Newsletter

Grade Currícular Corpo Docente