Descrição do curso

O uso exacerbado de defensivos nas plantações agrícolas começou a gerar contaminações e consequências sérias para as lavouras e para o homem. Daí surgiu a necessidade do controle biológico aliado a redução de custos, aumento do equilíbrio ambiental e produção de alimentos mais sustentáveis.

Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são:

  • Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas
  • Diminuição do risco de poluição ambiental
  • Não afeta a qualidade do solo
  • Evita pragas mais resistentes
  • Evita alimentos contaminados
  • Evita o uso de agrotóxicos e fortalece o uso da crescente agricultura orgânica

Já a o processo de inoculação de sementes, no sulco ou via aéreas é essencial para que o produtor obtenha bom padrão de produtividade. Este processo faz com que não só a soja, mas diversas outras culturas recebam uma alta quantidade de nitrogênio, nutriente essencial para o desenvolvimento da planta, bem como maior resistência a déficit hídrico e disponibilidade de outros nutrientes. O processo se constitui na introdução de microrganismos que se aliarão a plantas ou modificarão o sistema do solo a fim de promover o maior desenvolvimento e resistência da cultura.

Cerca de 70% dos fertilizantes usados nas lavouras de soja no Brasil são importados. O projeto desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia da Embrapa Soja pode reduzir o custo com adubação em mais de 95% por hectare plantado utilizando inoculantes.

Os pesquisadores desenvolveram novas modalidades de bactérias que ajudam na fixação do nitrogênio. Cada substrato tem bilhões de bactérias. Para cada hectare, o produtor pode misturar nas sementes apenas 100 ml de líquido ou 100 gramas em pó. Existem também outras modalidades de bactérias que também são colocadas nas raízes e que ajudam na produção de hormônios de crescimento de planta. Esse processo é conhecido como co-inoculação.

– Essas bactérias produzem muitos hormônios, como auxinas e giberelinas, as plantas vão ter raízes muito maiores, sendo assim o objetivo deste curso de Pós-graduação e promover o conhecimento de técnicas de controle biológico e os procedimentos de inoculação com os diversos microorganismos disponíveis no mercado do agronegócio

Grade Curricular
Campo de Atuação

O curso é destinado aos acadêmicos de nível superior nas áreas das Biológicas, Agrícolas e Tecnologia Agropecuária em Geral, atendendo a profissionais já estabelecidos no mercado do agronegócio que tenham a linha de defensivos como atuação bem como áreas de agricultura de precisão e ou orgânicas em geral. 

Coordenação do Curso

Conheça o Me. Willyder Leandro Rocha Peres, seu professor responsável.

 

 

Técnico em Laboratório de Sementes e Graduado em Engenharia Agronômica pela UFT- Universidade Federal do Tocantins (2006), concluiu o Mestrado em Fitotecnia - Produção e Tecnologia de Sementes pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Jaboticabal (2009); Graduado também em Engenharia de Segurança do Trabalho. Fundou e coordenou os Cursos Técnicos em Açúcar e Álcool no Sistema COC de ensino e depois no Sistema Positivo de Ensino de João Pinheiro MG por 04 anos. Nos anos de 2008, 2009 e 2010 foi Professor do Curso de Biomedicina e Enfermagem da FCJP Faculdade Cidade de João Pinheiro nas disciplinas de Análise Ambiental e Saúde Ambiental. Diretor Proprietário da Empresa BIOTEC Engenharia, presta serviços para Usinas, Mineradoras, Metalúrgicas e ao Banco do Brasil e Sicoob. Responde hoje como Perito Judicial Especializado junto ao TJMG.

Inscreva-se já!