MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPA DE PALESTRAS E VISITA GUIADA À ABCZ

Data: 17 de May de 2017 às 16:17

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da FPM – Faculdade Patos de Minas participaram de PALESTRAS e VISITA GUIADA a ABCZ (Associação dos Criadores de Gado Zebu) e à FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba, em Uberaba/MG, com o objetivo de verificar in loco o trabalho da ABCZ em prol do avanço da pecuária no Brasil; Compreender a importância do melhoramento genético para o rebanho; Conhecer a variabilidade genética e as características fenotípicas das raças zebuínas (Brahman, Guzerá, Gir, Indubrasil, Sindi, Nelore e Tabapuã); Aprender noções de manejo sanitário, nutricional e reprodutivo; Compreender a importância e as vantagens da sustentabilidade para maior produtividade; destacando a importância do negócio sustentável, e a participação do setor agropecuário na economia brasileira. E, ao mesmo tempo, incentivando que mais pecuaristas lancem mão dessa técnica para a conquista de maior produtividade. Compreender a relevância, particularidades da especialidade, mercado de trabalho e aspectos legais do trabalho do médico veterinário de animais silvestres. Destacando a importância do profissional como agente de valorização da vida silvestre e conscientização da população para a preservação do bioma nacional.

Na ocasião, foi realizada visita à sede da ABCZ para conhecer o trabalho da entidade em prol do avanço da pecuária no Brasil;  visita ao Museu do Zebu através do programa “Museu na Universidade” onde os alunos conheceram a história e a evolução do gado Zebu no Brasil através de fotografias, documentos, informações e palestra com  historiadora da ABCZ sobre as etapas e os processos de importação dos importadores pioneiros, as lutas políticas para a entrada dos animais no país, histórias dos bastidores e detalhes sobre os exemplares indianos que chegaram ao Brasil; participação em palestra sobre o tema “Pro-genética, onde os alunos aprenderam sobre a importância do melhoramento genético para o rebanho; visita guiada ao Parque de exposições de Gado Zebu onde os alunos entraram em contato com as diversas raças Zebuínas, aprenderam sobre as características fenotípicas específicas, manejo, genética racial, reprodução, e aproveitamento na pecuária de corte e/ou leiteira,  etc.; e Palestra sobre Animais Silvestres com o Prof. Cláudio Yudi da FAZU destacando a importância do médico veterinário no cuidado aos animais silvestres, o manejo, as habilidades necessárias, os desafios, o mercado de trabalho, e os aspectos legais desta especialidade; visita guiada aos laboratórios e ao Hospital Universitário da FAZU, onde os alunos puderam conhecer as diversas dependências da FAZU, como laboratórios e hospital veterinário.

Segundo a responsável pela visita, Profa. Dra. Aletheia Moraes Rocha, "os objetivos da visita foram alcançados e os resultados foram extremamente satisfatórios, além da calorosa recepção prestada pelo Prof. Yudi e seus alunos (as), bem como pelos colaboradores da ABCZ que atuam junto ao Museu do Zebu, em Uberaba - MG. Na ocasião, professores e colaboradores compartilharam informação e experiência através de palestras, realizaram apresentação institucional e responderam todas as dúvidas dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da FPM".

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Sandra R. A. Cardoso e a professora da disciplina de genética, Profa. Dra. Aletheia, avaliaram como excelente a visita à Exposição de Gado Zebu e à FAZU em Uberaba, sendo uma oportunidade para os alunos do curso conciliarem os conhecimentos obtidos em sala de aula com a prática, ampliando as fronteiras do espaço acadêmico, expandindo o conhecimento e estabelecendo contatos e parcerias com profissionais de organizações de renome em âmbito nacional e internacional. Ao estimular a formação holística de seus alunos, a FPM demonstra responsabilidade e dinamismo, que são a marca desta instituição.