LABORATÓRIO DO BRINCAR DO CURSO DE PSICOLOGIA CONSCIENTIZA FAMILIAS DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Data: 06 de April de 2017 às 14:08

Já pensou brincar com seu filho?! Brincar pode até ser “coisa de criança”, mas precisa ser levado a sério! É uma das atividades mais importantes no desenvolvimento infantil. Brincar tem três grandes objetivos para as crianças: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem. Crianças que brincam, demonstram ter saúde emocional. Ao brincarem, desenvolvem a capacidade de criatividade, aprendem a controlar seus impulsos e desejos, e utilizam do brincar como forma de lidar com medos e ansiedades.

O grupo de estudantes do Curso de Psicologia e do DPGPSI/FPM - Departamento de Psicologia da FPM,  realizou ação de conscientização da importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e social da criança com as famílias. De acordo com a Profa. Ma. Karla Lemghruber docente do DPGPSI/FPM Chefe do Laboratório do Brincar vinculado a disciplina de Psicologia Clínica Infantil, juntamente com o grupo de universitários do curso, realizaram a ação que tinha como finalidade apresentar as famílias que as crianças sempre brincam: enquanto comem, na hora do banho, de escovar os dentes, no momento de estudar, na hora de dormir... E o quanto relutam para parar de brincar, não é mesmo? Isso acontece porque o mundo lúdico é o elo entre a realidade interna e a realidade externa.

Brincando a criança aprende a estar no mundo com as outras pessoas fazendo um elo entre o que é real e o que é brincadeira.Os estudantes informaram os pais que ao chamar para brincar seu filho está lhe convidando para dividir o seu mundo, para compartilhar medos, desejos, para ficar pertinho! Brincar junto estreita os laços afetivos e intensifica a intimidade entre pais e filhos.

Os laços afetivos e a intimidade serão um terreno sólido para o desenvolvimento saudável da criança e toda a família. Para a universitária Vanessa Gomes do 9º período não precisa fazer um curso para brincar com seu filho! O mais importante é sua disposição afetiva, estar tranquilo, descansado e, principalmente, verdadeiramente interessado. Se você estiver irritado ou sem paciência é melhor deixar para outro momento, as crianças são muito sensíveis ao estado emocional dos outros.

O Laboratório do Brincar fica no Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Aplicada e Clínica Escola (CEPPACE) do Curso de Psicologia DPGPSI/FPM, no Campus JK – 3° andar (Bloco 3A) - Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira – B. Cidade Nova, 1200, Patos de Minas – MG. Todos estão convidados a visitar. A Clínica Escola por meio do estágio de Psicologia Clínica Infantil, oferece atendimento gratuito a crianças, grupos de pais e outras atividades também gratuitas.