GRUPO APOENA É CLASSIFICADO PARA FESTIVAL DE TEATRO DE UBERABA

Data: 21 de September de 2016 às 16:34

O grupo de Teatro Apoena estará no fest 15, um importante festival de Artes cênicas da cidade de Uberaba. Apoena é de origem indígena e significa aquele que enxerga longe. O grupo nasceu em 2013 com o intuito de fomentar a arte em Patos e nas cidades vizinhas, dirigido pelo Professor Milton Soares e o núcleo CASE (Cultura Arte e Saberes na Educação da Faculdade Patos de Minas). Em julho eles participaram do XVI FACE, outro importante festival de artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete.

Ogrupo se apresentou também no início de setembro no Balaio de Arte e Cultura com o espetáculo ‘O MENINO QUE PERGUNTAVA’. Este espetáculo conta a história do Menino Samuel, um colecionador de perguntas, com seus desejos de descortinar a vida e todos os seus mistérios. Mas agora o grupo está de malas prontas para Uberaba.  In-sanidade, espetáculo classificado, é a mais nova produção do grupo, e será apresentado no Festival de Artes Cênicas de Uberaba no dia 24 de setembro. O espetáculo foi construído por meio do estudo da obra de dois consagrados autores, Clarice Lispector e Machado de Assis, e proporciona a reflexão de forma emocionante e questionadora ao que é estabelecido como indícios, fragmentos a respeito da loucura. Pautando também os relacionamentos humanos, que muitas vezes se colidem com as coisas divinas. O espetáculo de forma peculiar expressa o grande conflito existencial, no qual o homem se descobre na sua pequenez nos mais imperdoáveis erros.

O diretor Milton Soares relembra sua trajetória, desde muito jovem envolvido com o teatro, e destaca que o fazer artístico em Patos já foi bastante intenso em relação aos dias de hoje, "são muitos as dificuldades que os grupos enfrentam’’. Mas que fazer teatro é um exercício de amor e requer estudo, tempo, investimentos e muita dedicação. Com tantos problemas nos mais diferentes setores da sociedade, levar a arte, alegria e reflexão para um pedaço do mapa é motivo de muito orgulho e satisfação. "Mas é preciso manter viva essa força, aumentando sempre o desejo das pessoas para fazer, assistir, prestigiando sempre o teatro. Porque nossa cidade tem muito pra crescer e tem potencial para isso", ressalta o professor.

Ele sonha também com o dia em que Patos de Minas terá uma Casa da Cultura e uma Casa do Teatro, onde os grupos de teatro da cidade possam se unir e formar um grande grupo. O grupo APOENA reuni para estudos e ensaios todos os sábados das 13h às 18h na FPM, na Rua Major Gote, antigo shopping, a participação é totalmente gratuita e está aberto a comunidade.