ESCOLHER SABÃO EM PÓ POR PREÇO É UMA FURADA

Data: 22 de April de 2015 às 10:49

Alunos do curso de Farmácia da Faculdade Patos de Minas fizeram um experimento piloto durante o estágio em Biotecnologia. O experimento “colocou em xeque” essa velha afirmativa. Sob supervisão do Prof. Dr. Hugo Melo, os alunos testaram várias marcas de sabão em pó com relação à habilidade de retirar manchas de molho de tomate em tecido de algodão. Para isso, todas as marcas tiveram o mesmo tempo e as mesmas condições e para retirar uma mancha de 4cm2 feita em tecido de algodão comum, e surpreendemente não houve diferença observável entre as diferentes marcas utilizadas no experimento.

Vale lembrar que o sabão em pó possui enzimas que são especializadas em retirar esse tipo de mancha, mas que essas enzimas funcionam melhor a uma temperatura que varia entre 40 e 50ºC. Se observarmos a figura 2, realmente a água aquecida a 45ºC melhorou bastante a ação do sabão em pó, porém houve pouca diferença entre as duas marcas aquecidas, uma de renome e alto custo e uma de baixo custo. Vale lembrar que as especificações de uso de cada marca podem variar em relação ao experimento. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Patos de Minas, Profa. Ms. Margareth Peixoto, “experimentos como esses são importantes pois aguçam o interesse científico dos alunos, e pode resultar em futuros pesquisadores”.

Figura 1: Mancha de molho de tomate de 4cm2 em tecido de algodão

Figura 2: Comparativo da ação de diferentes marcas de sabão em pó (e comum) e temperaturas.