ENGENHARIA CIVIL DA FPM FAZ VISITA TÉCNICA EM FERIADO

Data: 30 de April de 2015 às 12:27

O Departamento de Engenharia Civil da FPM vem, desde os primeiros períodos, ensinando e orientando os alunos sobre alguns dos procedimentos exigidos pelas normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica, e que são de fundamental importância para o profissional executar suas construções de forma segura e dentro das técnicas.

Um desses procedimentos é a sondagem, que deve ser feita antes de iniciar qualquer construção, mesmo porque, é através do relatório gerado por meio dessa sondagem que é elaborado o projeto estrutural e de fundações da construção.

A sondagem é um dos métodos diretos utilizados para a coleta de informações do subsolo e avaliação da capacidade de suporte para as edificações. É realizada através de uma perfuração em solo (Sondagem a Percussão - SPT) ou rocha (Sondagem Rotativa) onde são determinados,além da resistência do subsolo, a existência ou não de água.

Com essas informações, retiradas através de sonda, as amostras são encaminhadas para o laboratório onde é gerado o relatóriomencionado acima.

Aproveitando o recesso que tivemos no último feriado, alguns alunos puderam participar desse serviço em uma obra real num bairro em Patos de Minas. Mais uma parceria feita pelo Departamento de Engenharia Civil da FPM.

Temos certeza que nossos alunos vão ficar comprometidos com todos os procedimentos que um profissional da área de engenharia civil deve ter ao atender a comunidade.

Para ler mais notícias sobre a Faculdade Patos de Minas acompanhe www.facebook.com/fpmoficial e siga o www.twitter.com/_fpm. A instituição está com matrículas abertas para vários cursos de Pós-Graduação. Informe-se pelo (34) 3818 2300. O site institucional também traz muitas informações sobre a FPM, acesse www.faculdadepatosdeminas.edu.br.