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Engenharia Civil

Duração Presencial
5 anos
Tipo de Formação
Bacharelado

"Nunca se construiu tanto neste país quanto neste início de século. #civilnamelhor  #civilnafpm É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício".  

Objetivos do Curso:

O Engenheiro Civil, graduado nessa instituição, atenderá à demanda referente à sua habilitação, principalmente da sua região de abrangência, tendo o preceito da Engenharia Civil, na sua dimensão, permeando as ações educativas e informativas, principalmente em níveis local e regional, de forma articulada ao contexto social, atendendo-a como uma forma de participação e contribuição social, relacionados ao ensino, pesquisa e extensão.

O Curso de Engenharia Civil tem como objetivo, dotar o profissional para o pleno exercício de conhecimentos adquiridos para as seguintes competências e habilidades:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Atuar em equipes multidisciplinares;
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Metodologia:

Os princípios metodológicos da FACULDADE CIDADE DE PATOS DE MINAS estão norteados por sua missão, a qual deverá conduzir à obtenção do perfil desejado do egresso. No caso, a FACULDADE CIDADE DE PATOS DE MINAS, busca uma proposta metodológica que privilegie a qualificação do aluno, sem, no entanto, deixar de formar um cidadão crítico e capaz de pensar e estabelecer por si soluções inovadoras, não só para a organização em que trabalha, mas também para a comunidade em que vive a sociedade de um modo geral.

A metodologia utilizada pela IES será baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Na ABP os problemas a serem investigados são criados pela equipe de professores com o intuito de abranger os conteúdos iniciais, que devem se apresentar propositadamente interligados.

Tem-se a noção de que o processo ensino-aprendizagem é composto por quatro elementos reais que devem ser considerados: o aluno, o professor, o conteúdo e as variáveis ambientais, ligadas às características da Instituição. Cada um desses elementos exerce uma rede de influências sobre os demais, ligando-os e alterando suas características. Analisando cada elemento, entende-se que o aluno é um participante efetivo do processo de ensino-aprendizagem e não um mero coadjuvante; que o professor é um orientador no processo de aprendizagem, e não o detentor do conhecimento; que o conteúdo adequado é à base da captação e compreensão pelo aluno das informações necessárias ao seu aprendizado; que a percepção das variáveis ambientais, em especial, as questões de relacionamento e clima organizacional da Faculdade, é fundamental para o desempenho adequado de todos os fatores do processo.

No que se refere propriamente aos métodos de ensino, vale dizer que estas são as formas através das quais os professores irão trabalhar os diversos conteúdos, com a finalidade de atingirem os objetivos propostos no projeto pedagógico. Compreendem, então, as estratégias e procedimentos adotados no ensino por professores e alunos caracterizam-se por ações conscientes, planejadas e controladas, e visam atingir, além dos objetivos gerais e específicos propostos, algum nível de generalização.

De modo geral, para a FACULDADE CIDADE DE PATOS DE MINAS, são aplicadas distintas metodologias e distintos recursos de ensino-aprendizagem, de acordo com as necessidades e as especificidades de cada disciplina. Como exemplos podem ser citados o método expositivo-dialogado de aula, estudo dirigido, dinâmicas de grupo, estudos de caso, jogos e simulações, debates, entre outros. Busca-se a utilização de métodos de ensino que privilegiem a iniciativa, a criatividade, o trabalho em equipe dos alunos na busca de soluções práticas para os problemas organizacionais, bem como a interdisciplinaridade através de ações desenvolvidas em conjunto com as disciplinas ofertadas e até outros cursos da mesma área ou de áreas afins.

A Metodologia de Ensino para o curso de Engenharia Civil está centrada no diálogo na participação democrática na autogestão na criatividade antevendo a flexibilidade possível de normas princípios comprometimentos e promoção do aluno diversificando e enriquecendo o trabalho em salas de aula orientando assim o raciocínio a consciência crítica a ação cooperativa e demais aspectos necessários tendo com base a seleção e a organização dos conteúdos essências atuais e contextualizados. Buscaremos implantar ambientes organizados de forma a potencializar a reflexão, pois o foco é “refletir e aprender no fazer”.

 

BACHARELADO ENG. CIVIL – Autorização

Portaria 251 de 07/07/2011

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