CURSO DE PSICOLOGIA LANÇA 2a EDIÇÃO DA MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE PSICOLOGIA - MIP 2017

Data: 21 de March de 2017 às 16:06

A Coordenação do Curso de Psicologia juntamente com o Corpo Docente do DPGPSI apresentou para todos os alunos a 2ª edição do MIP, que compõe o Projeto de Atividades Interdisciplinares, e se constitui no desenvolvimento prático de atividades que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento, sendo um processo de ligação entre as disciplinas ofertadas na formação do Psicólogo e na comunicação com outras áreas como: saúde, trabalho, esporte, lazer, cultura e dentre outras.

Foram apresentados aos alunos os Projetos que serão desenvolvidos no ano de 2017, vinculados ao GruPes (Grupo de Pesquisadores) do Curso de Psicologia. A proposta do GruPes entende-se pelo desenvolvimento das atividades, pautadas na atuação que atenda aos princípios gerais para a pesquisa, inovação e promovendo o empoderamento das pessoas, por meio das ações que contemplem: I. Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; II. Atendimento a todos os níveis de Ensino; III. Sintonia com o contexto externo e com os Arranjos Produtivos Sociais e Locais; IV. Desenvolvimento de ações inovadoras atrelados aos contextos de trabalho; V. Cooperação com as políticas institucionais de proteção da propriedade intelectual.

Em conformidade com os objetivos do MIP pautados no INCENTIVO ao aluno a conhecer as interações entre mundo natural e a sociedade, criação humana e natureza, e em formas e maneiras de captura da totalidade social, incluindo as relações acadêmicas vividas em sala de aula com a sociedade entre indivíduos que a compõe. PROMOVER os processos de interação entre conhecimento racional acadêmico e o conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida. E ARTICULAR os conteúdos aprendidos nas disciplinas cursadas com a prática do desenvolvimento institucional de promoção profissional da Psicologia, para atender as demandas sociais, políticas, econômicas e educacionais.

Segundo o Coordenador do Curso, o MIP compreende o planejamento e a aplicação de um trabalho - que abranja tanto os conhecimentos teóricos como práticos - através da integração das disciplinas de determinado período letivo. Busca, também a reflexão de problemáticas reais de áreas de estudo específica para possíveis propostas de intervenção na realidade e a promoção da interdisciplinaridade entre os docentes. Devido a pluralidade e a complexidade tem sido características marcantes do contexto contemporâneo educacional, fazendo da   escola, o local onde as diversas concepções dos fenômenos sociais e da vida humana são analisadas e discutidas, de maneira formal e sistematizada nas diferentes disciplinas. Deve, portanto, acompanhar o processo de evolução da sociedade contemplando as necessidades que estas mudanças trazem. Este fato pressupõe o diálogo entre as disciplinas de forma imprescindível, para possibilitar a construção de práticas pedagógicas formativas coerentes com o contexto social.

VEJA O CATÁLOGO DE PROJETOS (clique aqui)

ACOMPANHE O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (clique aqui)