VI FÓRUM DE ENSAIOS NÃO CLÍNICOS

Data: 27 de October de 2020 às 15:22

Prezados(as) Senhores(as),

A Comissão de Ética no Uso de Animais CEUA/FPM e o O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal encaminha convite para a participação no VI Fórum de Ensaios Não Clínicos.

Data: 28 de outubro de 2020.

horário: 9h

Organização: Sindusfarma/ACFB

Inscrição: GRATUITA

PARTICIPE

Inscrições: https://sindusfarma.org.br/assuntos-regulatorios/calendario-atividades/exibir/13617-vi-forum-de-ensaios-nao-clinicos

VI FÓRUM DE ENSAIOS NÃO CLÍNICOS

Inscrições:

28/10/2020

Objetivos

• •Analisar alguns aspectos da temática de bem-estar animal contidos em resoluções do CONCEA relacionados como o uso de animais em pesquisas de fármacos, medicamentos e produtos para a saúde.
  • •Expor e analisar as vantagens advindas do uso de métodos alternativos na avaliação da segurança de fármacos, medicamentos e produtos para a saúde.
  • •Expor a metodologia e as vantagens competitivas, bem como relacionar os resultados obtidos com o uso de zebra-fish nos ensaios de extratos de plantas medicinais da Amazônia.
  • •Analisar a confiabilidade, em seres humanos, dos ensaios de segurança realizados em animais e métodos alternativos sem uso de animais.

Público Alvo

Profissionais de áreas médicas, de ensaios pré-clínicos, de pesquisas e desenvolvimentos clinico e tecnológico de medicamentos e de produtos para a saúde, bem como de pesquisadores de metodologia inovadora em alternativos ao uso de animais.

9h00 - 09h10

Rosana Mastelaro – Diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma

Acácio Alves de Souza Lima Filho e Lauro Moretto – ACFB/ANF

9h10 - 09h40

CONCEA – Ética e bem estar animal

Ekaterina Rivera

Coordenadora do CONCEA

9h40 - 10h10

Ensaios não clínicos de extratos de plantas medicinais da Amazônia com o uso do zebra-fish.

Acd. José Carlos Tavares. Professor Titular - Univ. Federal do Amapá

10h10 - 10h40

Ensaios Pré-clínicos com animais: são realmente necessários?

Acad. Gilberto De Nuccí

Professor Titular – ICB/USP e FCM/UNICAMP

10h40 - 11h10

Palestrantes

José Carlos Tavares Carvalho: Doutor em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo em 1998. Ex-Reitor da Universidade Federal do Amapá (período 2006-2014). Professor Titular da Universidade Federal do Amapá. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira no. 47. Participou como Membro do Comitê de Assessoramento da área de Farmácia do CNPq. Membro do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira. Membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA - MS (CATEF). Membro da Câmara Técnica de Espécies Ameaçadas da Comissão Nacional da Biodiversidade - CONABIO. Coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Coordenador da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos - RANAF. Coordenador da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos - RAPBioFar. Coordenador Local do INCT RENNORFITO - Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá. Professor Visitante no Laboratório de Farmacologia de Productos Naturales do Departamento de Farmácia da Faculta de Química da Universidad Nacional Autónoma de Mexico - UNAM.

Gilberto De Nucci: Professor Titular de Farmacologia do ICB-USP e da FCM Unicamp. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (1981) e em Chimica e Tecnologia Farmaceutiche na Faculdade de Farmácia da Universidade Federico ll (2010, Nápoles, Itália) e doutorado (PhD) em Farmacologia pelo Royal College of Surgeons of England (Universidade de Londres, 1986). É membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 2003, Academia Nacional de Farmácia desde 2009, Academia Brasileira de Ciências (seção Ciências Biomédicas) desde 2011 e Associação Brasileira de Cardiologia Translacional (ABCT) desde 2018.

Ekaterina Akimovna B. Rivera: Coordenadora CONCEA- Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal- MCTI-Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2020-2022); Médica Veterinária graduada pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Brasil, com mestrado e parte do doutorado - Royal Veterinary College, Universidade de Londres; Coordenadora do Biotério Central da UFG-Universidade Federal de Goiás, Brasil, por 30 anos, hoje pesquisadora convidada desta Instituição; Pesquisadora Emérita CNPq- 2019- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- Brasil; Doutora Notório Saber- título concedido pela Universidade Federal de Goiás, por sua trajetória profissional; Secretária Executiva do ICLAS- International Council for Laboratory Animal Science; Considerada um dos 50 médicos veterinários más influentes do Brasil, honraria concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.