Seminário de Projeto de Integração e Extensão da FPM aborda a política nacional de acolhimento para pessoas LGBTqia

Data: 07 de June de 2023 às 11:08
No último dia 06/06, dentro da disciplina de PIE do 5°p. de enfermagem, sob coordenação do prof. Dr. Saulo Pereira, apresentou um importante seminário de Projeto de Integração e Extensão, abordando a política nacional de acolhimento para pessoas LGBT. O evento reuniu os graduados de enfermagem e biomedicina para discutir e propor medidas que promovam a inclusão e o respeito aos direitos dessas pessoas.
O seminário teve como objetivo principal analisar a política nacional de acolhimento para pessoas LGBT, identificando lacunas e propondo estratégias para aprimorá-la, com propostas de analisar e melhorar o acolhimento.
Um dos pontos destacados durante o evento foi a importância de um acolhimento adequado e respeitoso para as pessoas LGBTqia+.
Muitos relatos de discriminação e violência foram apresentados, evidenciando a necessidade urgente de políticas e ações que garantam o acolhimento seguro e digno a essa comunidade. Foram discutidas medidas educativas para a sociedade, bem como a capacitação de profissionais de diferentes áreas para lidar de forma sensível e eficiente com as demandas e necessidades das pessoas LGBT.
Outro tópico relevante foi a questão da saúde mental.
O seminário propôs a criação de programas de apoio e acolhimento específicos, assim como o fortalecimento de políticas públicas já existentes, para assegurar um atendimento eficaz e acolhedor às demandas de saúde integral à luz do SUS da comunidade LGBT.
Além disso, foram discutidas medidas para combater a violência e a discriminação contra as pessoas LGBT, incluindo a implementação de leis mais rigorosas e a conscientização da sociedade sobre a importância do respeito à diversidade.
O evento proporcionou um espaço fundamental para o diálogo, o compartilhamento de experiências e a proposição de medidas concretas para promover a inclusão e a igualdade.
A partir das discussões e propostas apresentadas durante o seminário, espera-se que os alunos sejam sensibilizadas e incentivadas a adotar políticas mais abrangentes e eficazes.
Na oportunidade, a coordenação do curso, bem como o professor, agradecem a participação de todos, exaltando o comprometimento da equipe do quinto período de enfermagem que apresentou brilhantemente o seminário.
A Faculdade Patos de Minas está na Vanguarda das políticas de inclusão e acessibilidade que fazem parte dos núcleos da IES.