SEMANA INTERDISCIPLINAR DE ENGENHARIA TRAZ PROFISSIONAIS RENOMADOS

Data: 07 de June de 2019 às 15:51

A Semana Interdisciplinar de Engenharia  trouxe na última semana do mês de maio, quatro profissionais para discutirem e debaterem com os alunos, importantes temas da atualidade e do cotidiano de engenheiros. O evento, que contou com a participação de alunos e professores de Engenharias Elétrica, Civil e Agronômica, foi aberto à comunidade, com a presença de muitos profissionais ligados às areas e que muito contribuíram para os debates e para a construção de novos paradigmas e desafios que os profissionais de engenharia têm enfrentado.

A semana foi aberta com a participação do Engenheiro e empresário Clever Gomes Caixeta, ex-inspetor do CREA-MG, que falou sobre as inspeções e as preocupações de profissionais que fornecem ARTs de projetos e execução de obras, a metodologia aplicada pelo CREA e também dos novos desafios da engenharia, através de sua visão como empresário da área.

Em seguida os engenheiros pesquisadores, Drs Afonso de Almeida Júnior e Leandro Sousa Vilefort debateram com alunos e profissionais liberais sobre assuntos que afetam diretamente o mercado de trabalho e o egresso. Afonso debateu sobre segurança e funcionalidade  de Instalações Elétricas, por aterramentos elétricos e Leandro Vilefort, através de suas pesquisas, colocou seus pontos de vista sobre as novas tecnologias e desafios que estão por vir no mercado de Energia Solar Fotovoltaica.

A semana foi encerrada com chave de ouro pela pesquisadora, Phd. Fernanda Moscareli. Fernanda é professora da UNIRITTER de Porto Alegre, e concluiu seu pós-doutorado na França, em Urbanismo. Debateu por duas horas sobre planos diretores de cidades, morfologia urbana, qualidade de vida dos cidadãos e cidades inteligentes.

O evento foi mais um promovido pelo Departamento de Engenharia da Faculdade Patos de Minas, com acesso à comunidade.