QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO

Data: 14 de November de 2018 às 16:24

Na hora de escolher sua profissão é muito importante, sim, que você opte por algo que tenha afinidade ou interesse, mas também é necessário ficar de olho nas tendências e avaliar as oportunidades de mercado que podem aparecer no futuro para assim escolher uma carreira que, além de felicidade, te trará sucesso.

Nas últimas décadas, o mundo vem passando por uma evolução tecnológica cada vez maior e mais intensa. Com isso os indivíduos desenvolvem novas necessidades, como estar conectado com o mundo 24 horas por dia, controlar tudo a sua volta e ter tudo em suas mãos imediatamente.

Segundo Fredston Coimbra, CEO da Faculdade Patos de Minas, "levando em consideração os impactos que a tecnologia causa na vida das pessoas, a preocupação com o meio ambiente que vem aumentando cada dia mais e a revolução tecnológica pela qual estamos passamos, há pelo menos 10 profissões que terão grande procura até o ano de 2030", destaca:

 

1. Gestor de resíduos

O gestor de resíduos terá como principal desafio dar o direcionamento correto para os resíduos e uma nova funcionalidade aos materiais descartados para que, assim, evite a agressão ao meio ambiente. A formação recomendada para atuar nessa área é a graduação em biologia, engenharia química ou engenharia ambiental.

2. Engenharia

A engenharia irá oferecer inúmeras oportunidades de atuação nos próximos anos. Dentre elas estão a engenharia civil, de petróleo e gás, hospitalar - que vai facilitar tratamentos e cirurgias dos profissionais da área da saúde com equipamentos de alta precisão - e a engenharia ambiental, que tende a aumentar sua demanda devido à preocupação crescente com o impacto ambiental de todos os segmentos, engenharia elétrica, por conta da tecnologia, engenharia agronômica, pois um dos maiores desafios será alimentar 7 bilhões de pessoas.

 

3. Bioinformacionista

A bioinformação vai ser muito requisitada no futuro, pois sua principal função é criar mapeamentos genéticos para desenvolver medicamentos que previnem doenças e epidemias. Para atuar nessa área as formações sugeridas são: graduação em biomedicina, farmácia, medicina, biotecnologia; e especialização em biomedicina, farmácia, entre outras áreas da saúde.

 

4. Técnico em telemedicina

Esse profissional tem como principal função levar o atendimento médico para áreas mais remotas do Brasil para que, dessa forma, permita que os pacientes tenham acesso à diagnósticos e tratamentos, mesmo distantes de uma equipe médica. Para atuar como Técnico em Telemedicina é necessário que haja conhecimentos em engenharia da computação, análise de sistemas e profissionais da saúde.

 

5. Gestor de qualidade de vida

O foco da sua atuação é a melhoria da qualidade de vida em ambientes de trabalho, por meio de métodos que garantam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de uma equipe. É necessária a formação em Recursos Humanos.

 

6. Gestor de marketing para e-commerce

As vendas pela internet estão cada vez maiores. Assim, o gestor de marketing para e-commerce vai garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na internet. A formação recomendada é a graduação em marketing, publicidade, engenharia da computação, ciências da computação ou sistemas de informação.

 

7. Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho

Esse profissional atua com foco na educação continuada do quadro funcional de uma instituição e tem como desafio coordenar pessoas, a fim de trazer maior produtividade para a empresa e mais capacitação para os funcionários. A formação recomendada é graduação em psicologia, com especialização em administração e ênfase em gestão de pessoas.

 

8. Gestor de comunidade

Para atuar como gestor de comunidade é necessário ter conhecimentos em estatística, tecnologia e matemática. A função do profissional é analisar informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes.

 

9. Gestor de inovação

O gestor de inovação gerencia o relacionamento com consumidores nas redes sociais, identifica novas oportunidades e, ainda, acompanha o posicionamento da marca e da concorrência. Para atuar nessa área é recomendada a graduação em marketing e a formação em plataformas online, jogos digitais, entre outras.

 

10. Conselheiro de aposentadoria

Com o aumento do envelhecimento da população, este profissional será cada vez mais procurado. Sua missão é prestar uma consultoria a fim de auxiliar o futuro aposentado a se organizar para esse processo nos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde. Para atuar nessa área é necessário ter conhecimentos em administração, contabilidade e economia.

O estudo levado em consideração foi o divulgado pelo portal Exame.com, que consultou especialistas em recrutamento e também as pesquisas encomendadas pelo Grupo Idea, Faculdade Patos de Minas. Vale destacar, também, que com as rotinas cada vez mais agitadas e estressantes vem o aumento de doenças da mente e, assim, é provável que psicólogos, terapeutas e psiquiatras também sejam cada vez mais procurados nos próximos anos.

Agora que você já sabe quais as profissões mais promissoras para o futuro, você já pode direcionar melhor sua carreira, seja fazendo um curso superior, uma especialização ou uma pós-graduação, é hora de se inscrever no Vestibular FPM 2019, basta acessar https://www.faculdadepatosdeminas.edu.br/a-faculdade/processo-seletivo

 

Autora: Samantha Loren

Projeto Parceria: CommunicareUfu&InsightComMidia