PSICOLOGIA, CINEMA, ARTE E REDAÇÃO – DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROMOVE WORKSHOP NA III EDIÇÃO DA ESTAÇÃO KINEMA

Data: 22 de November de 2016 às 08:05

No último dia 18 de novembro a Comissão de Incentivo as Práticas e o Laboratório de Psicoterapia de Grupo – LAPSIG com o apoio da Liga Acadêmica de Psicologia – LigaPsi, realizaram a III Edição da Estação Kinema, um Workshop de Psicologia, Cinema, Arte e Redação. Coordenado pelo Prof. MSc. Leonardo Carrijo o LAPSIG está voltado para as práticas vinculadas a inter-relações pessoa-ambiente, buscando refletir do ponto de vista da psicoterapia grupal, a construção de sentidos aos lugares que os comportamentos relativos aos diversos espaços do contexto da vida tem ocupado no sujeito, bem como, a influência que estes espaços ocupa na subjetividade dessas pessoas.

Nesta perspectiva, segundo o Professor Leonardo, um amante do cinema, porque não unir a arte do cinema com a reflexão da Psicologia e promover a escrita científica. E esta foi a proposta, que por meio do cinema busca proporcionar a reflexão, o que nos possibilita descobertas sobre a nossa existência em seu contexto mais pleno. Neste aspecto, os filmes podem alimentar os nossos sonhos e, da mesma forma, podem nos levar a lugares que jamais iríamos e que, eventualmente, desconhecemos a sua subsistência. No entanto, por meio desta experiência ímpar, o conhecimento, em seu aspecto mais primoroso, pode se tornar realidade.

O evento contou com a participação dos alunos do Curso de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM, corpo docente e coordenação. Ministrado pelo Jornalista Carlos Franco, profissional formado pela Universidade Federal Fluminense, já foi repórter e editor em veículos como Jornal do Brasil, ISTOÉ, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil e Correio Braziliense. Com experiência no ensino e condução de oficinas de redação. Fez a cobertura do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, de 2002 a 2007, para O Estado de São Paulo. O festival, nos anos 1950, a partir de iniciativa de cineastas como Federico Fellini, Jean-Luc Godard e Ingmar Bergman, passou a premiar filmes publicitários que ampliassem a renda das salas de cinema, então ameaçadas pelo crescimento da televisão. Tal oportunidade possibilitou o lançamento de vários jovens cineastas, entre eles Ridley Scott (Gladiador, Thelma e Louise e Blade Runner). Atualmente assessor do Grupo Bradesco. Segundo Carlos, o objetivo do encontro foi de estimular os participantes a escrever, experiência que será conjugada com outras disciplinas, elevando também a reputação da produção acadêmica.

O evento teve o apoio da FPM, colégio Equipatos e Embaixada da Suécia no Brasil.