Projeto de Atividade de Ensino Clínico - Visita Técnica Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Palácio do Buriti

Data: 23 de June de 2023 às 14:55

Na última terça-feira, 20 de junho de 2023, os acadêmicos do curso de direito da FPM, sob a supervisão dos docentes Mestra Thatiane Oliveira e Esp. Lauro Vianna, realizaram Visita Técnica Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Palácio do Buriti em Brasília. O projeto integra as atividades de ensino clínico do curso, na modalidade Atividade de Ensino Clínico, realizada em todas as disciplinas do curso.

A programação deu início às 9h30, com uma apresentação do Palácio do Buriti, onde os alunos puderam conhecer o espaço e aprender sobre sua história. Após a primeira parte, a visita seguiu para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), os alunos e discentes foram guiados pelo secretário Gabriel Rezende, que os conduziu para a exposição fotográfica de Sebastião Salgado “Povos Indígenas: Natureza e Justiça”. Além disso, tiveram a oportunidade de ver a exposição “Perto de Nós”, apresentada pela fotografia botanica do Cerrado Val Costa.

Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Superior Tribunal de Justiça,  em abril de 1990, com o objetivo de preservar a memória do Poder Judiciário Nacional. Os alunos puderam conhecer e apreciar exposições que retratam a história e a evolução do sistema judiciário brasileiro.

Uma das atividades mais impactantes da visita foi a oportunidade de assistir uma Sessão Ordinária da 5º turma do Supremo Tribunal de Justiça, presenciando o funcionamento do tribunal de justiça. Para encerrar a visita tiveram  oportunidade de conhecer o Plenário e a Sala do Pelo, locais de grande importância e simbolismo dentro do Supremo Tribunal de Justiça.

A Visita Técnica ao STJ e ao Palácio do Buriti foi uma experiência enriquecedora para os acadêmicos do curso de Direito da FPM, proporcionando um contato direto com o funcionamento do sistema judiciário e uma compreensão mais profunda sobre a história e importância dessas instituições.