PROFESSORA DA FPM DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E É CONVOCADA PARA DOUTORADO

Data: 22 de March de 2019 às 08:32

A Professora Carla Cristina Ferreira de Andrade docente da Faculdade Patos de Minas (FPM), defendeu no último dia 14 de março a dissertação intitulada ‘Repercussão do treino muscular respiratório com a capacidade funcional e qualidade de vida de portadores com insuficiência cardíaca’, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (UNIFRAN), tendo sido orientada pela Profa. Dra.  Marisa Afonso Andrade Brunherotti, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Logo a conclusão da defesa, a pesquisadora que havia prestado o processo seletivo do mesmo programa para nível de doutorada, foi convocada a efetivar sua matrícula.

Carla Andrade é Bacharel em Fisioterapia, especialista em Fisioterapia Pneumofuncional, Ventilação Mecânica e Terapia Intensiva, e agora Mestre em Promoção de Saúde e Doutorando em Promoção de Saúde. Docente na FPM a 12 anos, a professora é titular no curso de Fisioterapia e professora colaboradora nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina e Psicologia. Profa. Carla Andrade possui uma vasta experiencia técnica na área de insuficiência cardíaca, treinamento muscular respiratório, epidemiologia, modalidades de fisioterapia respiratória, qualidade de vida, dor e terapia intensiva neonatal.

A comissão julgadora da defesa da professora foi composta pelos professores Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento da UNIFRAN, Dr. Fernando Leonardo Diniz da FPM e da Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti. O estudo desenvolvido pela pesquisadora conforme consta no resumo da dissertação, foi do tipo intervencional, constituído por uma amostra consecutiva de 20 pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca da classe funcional III e IV, ambos os sexos, com idade de 18 a 80 anos e com no mínimo um ano de seguimento clínico. O treinamento muscular inspiratório (TMI) ocorreu em seis semanas com a prescrição: três vezes por semana, 30 minutos com carga de treinamento de 40% da pressão inspiratória máxima, com cinco séries de 10 repetições e descanso de um a dois minutos entre as séries. As variáveis dependentes que tiveram significância estatística no pré e pós protocolo foram: o teste de caminhada de seis minutos(338,1 ± 85,1 a 387,3 ± 75,6 p=<0001), VEF1 / CVF(0,70 ± 0,09 a 0,72 ± 0,09 , p <0,001), frequência cardíaca (66,5 ± 11,5 a 59,1 ±9 p=0,001), frequência respiratória(20,25 ± 2,25 a 17,25 ± 2,46), pressão arterial sistólica (120,5 ± 10,5 a 113,0 ± 9,23 p= 0,002), pressão arterial diastólica (76,5 ± 8,75 a 69,5 ± 6,86 p=0,003) , e questionário de qualidade de vida Minnesota, a Capacidade funcional (338,1 ± 85,1 a 387,3 ± 75,6 m, p <0,001), força muscular respiratória (PImáx = 54,25 ± 7,69 a 93,95 ± 19,4 cmH 2 O, p <0,001 e PEmáx = 61,15 ± 16,40 a 95,5 ± 19,26 cmH 2 O, p <0,001), qualidade de vida (75,7 ±30,7 a 46,7 ± 28,3 p < 0,001), teste de caminhada de seis minutos,. As variáveis, VEF 1 (2,355 ±0,672 a 2,345 ± 0,65 p=0,629), capacidade vital forçada (CVF2,947 ±0,676 a 2,912 ±0713 p= 0,487) e pico de fluxo expiratório (PFE 5,339 ± 1,43 a 5,336 ± 1,35 p- 0,974), o VO² (37,40 ± 9,13 a 34,95 ± 8,58) não responderam com diferença estatisticamente significante. Esse trabalho mostrou que treinamento muscular inspiratório proporcionou uma melhora da capacidade funcional, qualidade de vida e força muscular respiratória, embora não tenha alterado a função respiratória. Portando sugere-se que o TMI deve ser incluído efetivamente nos programas de reabilitação cardíaca classe III e IV.

A Coordenação do Curso de Fisioterapia e demais coordenadores de curso ao qual a professora é colaboradora, a Coordenação Acadêmica e Pedagógica, juntamente com a Direção Geral da FPM parabenizam a professora e desejam sucesso e realizações neste novo ciclo, tão importante para a pessoa que escolhe a docência superior e a pesquisa. A equipe destaca a importância de possuir em seu núcleo docente profissionais capacitados e comprometidos com o avanço cientifico.