O SEGUNDO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 REPETE O SUCESSO

Data: 31 de outubro de 2019 às 10:40

Entre os dias 25 e 26 de outubro de 2019 ocorreu o 2º Fórum de Iniciação Científica da Faculdade Patos de Minas (FIC-FPM).

O evento teve como principal objetivo promover a discussão de projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos entre docentes e discentes, e expor esses projetos para toda a comunidade, o II FIC-FPM buscou novas interpretações e propostas multidisciplinares direcionadas à busca de um novo patamar em pesquisa da instituição e contou com a participação e apoio de quase todos os cursos.

Após o período de motivação e inscrições, no dia 25, aconteceram as palestras: “Iniciação científica: catalisador da relação entre graduação e pós-graduação - Prof. Me. Renan Faria Guerra (UFU - Patos de Minas)”; O Método Científico e o Debate Político Econômico Atual - Prof. Me. Gabriel Sandino (FPM) e Implicações éticas e características das pesquisas em Ciências Humanas - Prof. Dr. Márcio Danelon (UFU - Uberlândia). Ainda no mesmo dia, ocorreram as apresentações orais escolhidas pela comissão organizadora e consultores ad hoc: Tendência Temporal da Morbidade e da Mortalidade Perinatal por Malformações Congênitas no Período de 2008 a 2018 no Município de Patos de Minas – MG (Igor Rafaell Camargos Welter, Adriele Laurinda Silva e Bruno Tolentino Caixeta); Ribeirão Carrapato, Problemas Ambientais e Importância (Diego Alves Côrtes, Renata Aparecida Cândido de Oliveira Santos); Desenvolvimento de diferentes corantes pastosos naturais e suas aplicações (Gislaine Gonçalves Rocha, Laryssa Aparecida Sales Barbosa, Tomaz Goulart Mendes, Douglas Cardoso Brandão); Principais pendências dos projetos submetidos em 2018 a um CEP de uma instituição do interior de MG (Raiana Lopes Pessoa Félix De Souza, Saulo Gonçalves Pereira, Joyce Silva  Santos, Hugo Christiano Soares Melo); Perfil dos Pacientes com Artrite Reumatóide Atendidos pela Superintendência Regional De Saúde (Srs) de Patos de Minas (Karina Cristina Machado, Nathalya Isabel de Melo, Raphael Rodrigues Porto) e Análise Temporal dos Casos Notificados de Raiva em Grandes Animais No Estado De Minas Gerais Dentre 2006 a 2017 (Cristiane S. Silva; Ana Cláudia C. Melo, Marcone W. Pereira, Thaís A. Santos, Adriele Laurinda Silva)

No dia 26/10 ocorreu a apresentação dos mais de 80 painéis inscritos e aprovados para o evento. O processo correu segundo edital lançado que contou com regras específicas. Os trabalhos aprovados foram apresentados pelos seus autores e orientadores onde, em oportunidade única, os alunos tiveram a chance de demonstrar em painéis seus resultados e projetos promovendo uma integração de conhecimento e partilha despretensiosa, colaborativa dos participantes. Os banners melhor avaliados foram:

Categoria: Relato de Caso:

1º A IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA CONDUÇÃO CLÍNICA: UM ESTUDO DE CASO (Juliana Aparecida de Araújo e Delza Ferreira Mendes)

2º USO DA MUCOGRAFT NO RECOBRIMENTO DE RECESSÕES MÚLTIPLAS (Maria Angélica Gonçalves Faria, Luciano dos Santos Oliveira, Cláudia Maria de Oliveira Andrade, Vivian Gomes Pereira, Eduardo Moura Mendes)

Categoria Revisão de Literatura

1º FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE MATTHEW LIPMAN (Liliane Rodrigues Barbosae Silvia Cristina Fernandes)

2º INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NO PENSAMENTO DE NAPOLEÃO (Thallys Alves Dias Teodoro e Gabriel Sandino)

Categoria Pesquisa Científica

1º TENDÊNCIA TEMPORAL DA MORBIDADE E DA MORTALIDADE PERINATAL POR MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS NO PERÍODO DE 2008 A 2018 NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS - MG (Igor Rafaell Camargos Welter, Adriele Laurinda Silva e Bruno Tolentino Caixeta)

2º O IMPACTO DOS GASTOS COM PESSOAL NOS MUNICÍPIOS MINEIROS (Francielle Cristina Rodrigues; Cleyde Cristina Rodrigues)

PARABÉNS AOS MAIS VOTADOS!

Como ação concreta social os participantes doaram caixas de leite que foram doadas para a “Casa das Meninas” A comissão organizadora agradece a todos os envolvidos, bem como aos professores avaliadores que aceitaram o convite, aos alunos inscritos, aos funcionários, aos palestrantes pela oportunidade em buscar uma melhoria da qualidade da pesquisa em nossa IES em prol de resultados conjuntos e cooperativos.

ATUALIZEM SEUS CURRÍCULOS LATTES

O link para baixar os certificados é esse  http://gg.gg/ficfpm , encontre o seu e imprima-o! 😊