MEDICINA VETERINÁRIA E FISIOTERAPIA LANÇAM PROJETO EQUOTERAPIA - ENSINO E INCLUSÃO SOCIAL

Data: 19 de January de 2017 às 09:59

Com o objetivo de prestar serviços à comunidade patense e também possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia conhecimentos e experiências relacionadas às técnicas da Equoterapia, atividade que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos, um convênio realizado entre a Faculdade Patos de Minas (FPM) e APAE possibilitou o desenvolvimento de um projeto que beneficiará os alunos dos referidos cursos bem como a comunidade que necessita desse serviço.

Mediados pelas professoras Ana Carolina N. Matos e Ana Caroline Marafon, os alunos vivenciam diversas práticas relacionadas ao método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Esta atividade exige o uso de todas as partes do corpo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária (FPM), nesse projeto, se encarregam da sanidade e bem estar dos cavalos utilizados na terapia. O acompanhamento médico veterinário é realizado semanalmente.