GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA FACULDADE PATOS DE MINAS PROMOVE PALESTRAS SOBRE ÁGUAS

Data: 15 de April de 2019 às 14:12

A FPM por meio de suas ações promotoras de saúde em respeito ao compromisso de se tornar uma Universidade Promotora da Saúde, dedicou-se nos últimos meses à conscientização do uso água na reflexão da responsabilidade socioambiental.

O Prof. Dr. Saulo Gonçalves esteve ministrando palestras e oficinas sobre o Dia Internacional da Água. O professor destaca que no ano de 1992 a ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 22 de março, como dia para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a mesma. Dez anos depois em 10 de dezembro de 2002, o Senado brasileiro aprovou o dia nacional da água na qual esta data deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos”.

O professor também destacou o movimento engajador da FPM em relação a Agenda 2030 da ONU, e apontou que as ações da FPM com a comunidade pretendem atender a demanda do Objetivo 14 – Vida na Água, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, ao longo do mês de março e abril, o professor Saulo esteve presente no Instituto de Educação Presbiteriano e no Colégio Marista, falando sobre alguns problemas ambientais contemporâneos e sobre o dia internacional da água. Reforçando o compromisso de até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes, conforme consta no objetivo 14 da Agenda 2030.

Tais ações aproximam a academia com a sociedade demonstrando assim a função socioambiental da FPM. Lembramos que tais parcerias podem ser estendidas a outras instituições. A FPM agradece aos convites em nome do Grupo de Estudos em Educação Ambiental.