FPM é parceira da Prefeitura Municipal no Programa Pro-Nascentes e fará análises ambientais em nascente do Município

Data: 23 de May de 2023 às 18:23

Na última segunda-feira (22/05) iniciando a programação referente ao dia do meio ambiente 2023, a FPM juntamente com Departamento Municipal de Meio Ambiente de Patos de Minas, IEF e COLMEIA promoveram uma importante ação de preservação ambiental, que foi a visita ao cercamento de uma nascente localizada na região do município, próxima ao distrito de Alagoas na fazenda Santo Antônio de propriedade do Sr. Laercio. A iniciativa teve como objetivo proteger a nascente e promover a recuperação da área ao seu redor.

A ação contou com a participação destes órgãos e ainda com a participação dos estudantes e professores da Escola Estadual José Eustáquio de Silva de Alagoas que se uniram para plantar árvores nativas ao redor da nascente. O cercamento da área tem como finalidade evitar o acesso de animais e pessoas não autorizadas, garantindo a preservação da nascente e a sua função vital na manutenção do ecossistema local.

Ressalta-se que tal ação faz parte do programa PRO Nascentes da Prefeitura Municipal, o qual a FPM é parceira. Os professores Dr. Saulo Gonçalves e Me. Willyder Leandro e o estudante Mauro, estão como ponto de parceria neste projeto juntamente com alunos e estagiários.

Além do plantio de árvores, também foram realizadas coletas de água e solo para análise laboratorial. Esses procedimentos têm como objetivo monitorar a qualidade da água e do solo da região, verificando se há presença de poluentes ou contaminação que possam afetar a saúde da nascente e comprometer sua capacidade de fornecer água de qualidade. Este projeto faz parte de um acompanhamento que a FPM procederá com o intuito de desenvolver uma pesquisa científica e publicar os resultados demonstrando que tais ações são benéficas ao meio ambiente através de análises

O professor Leonardo que participou da ação, ressaltou a importância dessa ação para a preservação dos recursos hídricos do município. "Cuidar das nascentes é fundamental para garantir a disponibilidade de água limpa e preservar a biodiversidade local. Com o cercamento e o plantio de árvores nativas, estamos protegendo um importante ponto de abastecimento de água e contribuindo para a conservação do meio ambiente”.

A ação de cercamento de nascente com plantio de árvores e coleta de água e solo para análise é uma das iniciativas do município de Patos de Minas para promover a conscientização ambiental e a preservação dos recursos naturais. A participação ativa da comunidade nesse tipo de ação é essencial para garantir o sucesso dessas medidas e fortalecer a proteção do meio ambiente para as futuras gerações.

Desta forma, a FPM que é parceira do projeto, agradece ainda a empresa Limperbras que é patrocinadora das análises neste projeto. Ao final do projeto os resultados serão publicados em periódico de circulação nacional.