ENGENHARIA CIVIL VISITA COMPLEXO ADMINISTRATIVO DA VALE

Data: 30 de October de 2018 às 20:06

Alunos da Engenharia Civil da FPM, acompanhados da coordenadora do curso, visitaram na manhã do dia 22 de outubro, o Complexo Administrativo da Vale na Mina de Águas Claras em Nova Lima/MG e, na parte da tarde, fizeram visita técnica à obra do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da FAMINAS.

Na primeira visita os alunos conheceram as wetlands* criadas para o tratamento biológico de parte do esgoto gerado nessa unidade da Vale. Além disso, tiveram a oportunidade de fazer o tour virtual 3D em toda a região do Quadrilátero Ferrífero, entendendo o funcionamento de uma mina de minério de ferro e a importância da mineração e das áreas preservadas pela Vale para a região.

Na segunda parte da viagem fizeram uma visita geral na obra do CEM da FAMINAS, em que puderam observar técnicas e métodos construtivos empregados desde a fundação, passando pela estrutura até os cuidados com o acabamento em uma obra de grande porte e com alta complexidade. Duas ótimas oportunidades para agregar conhecimento na bagagem desses futuros profissionais.

A coordenadora do curso, Helenize Maria de Rezende Lima, destaca "a ampliação da visão acadêmica que impacta diretamente na formação do futuro engenheiro, quando o curso consegue fazer dialogar a teoria à prática", conclui.

* Os wetland construídos são sistemas artificialmente projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes que agregam populações variadas de microrganismos os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas residuárias.