DISCENTES DO CURSO DE FARMÁCIA VISITAM ESPAÇO VIDA

Data: 11 de April de 2019 às 14:51

Alunos o curso de Farmácia acompanhados pela professora Lílian Abreu realizaram uma visita ao Espaço Vida, sob direção da fisioterapeuta Rosana, umas das referências em Pilates na região de Patos de Minas.

A visita foi parte integrante do estágio em Práticas Integrativas e Complementares, aprovado pelo coordenador Geraldo da Silva Xavier em 2018 e oferecido no último ano do curso de Farmácia.

As práticas integrativas e complementares em saúde se tornaram uma realidade na rede de atenção básica à saúde pública no Brasil e são um conjunto de práticas não convencionais alternativas à medicina tradicional.

Ao todo são 29 modalidades de tratamento ofertadas pelo SUS, e muitas destas podem ser realizadas pelo Farmacêutico.  Segundo os alunos do curso, a implementação dessas práticas tráz muitos benefícios ao paciente, não só melhorando a qualidade de vida mas também com possibilidade de reduzir o tempo de um tratamento convencional.

Apesar do Pilates ser uma modalidade restrita aos Fisioterapeutas e Educadores físicos, é importante que o farmacêutico possa conhecer as diversas modalidades oferecidas como forma de integrar equipes multidisciplinares e apurar seu senso crítico em relação ao acompanhamento dos pacientes. Isto não só a nível farmacoterapêutico, mas também de forma holística, orientando e indicando outras modalidades como complemento para benefício do tratamento.