DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FAZ ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO COM A I MOSTRA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE PSICOLOGIA E II MOSTRA DE ESTÁGIOS

Data: 15 de December de 2016 às 10:51

As exigências do Ministérios da Educação preveem que uma instituição de ensino superior ofereça atividades interdisciplinares no decorrer do ano letivo, sendo assim, o DPGPSI/FPM no ano de 2016 deu início a prévia do Projeto Mostra Interdisciplinar da Psicologia – MIP. O MIP se constitui pelo desenvolvimento prático de atividades que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento, sendo um processo de ligação entre as disciplinas ofertadas na formação do Psicólogo e na comunicação com outras áreas como: saúde, trabalho, esporte, lazer, cultura, dentre outras.

O objetivo do MIP é incentivar o aluno a conhecer as interações entre mundo natural e a sociedade, criação humana e natureza, e em formas e maneiras de capturar da totalidade social, incluindo as relações acadêmicas vividas em sala de aula com a sociedade entre indivíduos que a compõe. Consistindo, portanto, em processos de interação entre conhecimento racional acadêmico e o conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

Segundo o Coordenador Professor Junior Antoniassi, o planejamento do MIP, deu-se na busca do aperfeiçoamento da área pedagógica para estimular o desenvolvimento profissional proposto nas diretrizes pedagógicas do Curso de Psicologia da FPM, relacionando duas ou mais disciplinas em seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino e na formação do Psicólogo da FPM. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra, promovendo a integração das turmas, por meio de projetos elaborado entre dois ou mais professores e até mesmo com um único professor.

Para a Professora Ms. Aline Fernandes, organizadora do evento em apresentação dos resultados do MIP foi grandioso ver os indicadores e o envolvimento do corpo docente do DPGPSI, uma atividade em que poucas universidades oferecem de forma ampla e livre para o professor criar e desenvolver. A professora faz uma ressalva das atividades a serem apresentadas como: Comunicação Oral, Banners, Curtas Metragem, Mesas Redonda, Performace Vivencial e Peça de Teatro. Além de contar com a participação do Conselho Regional de Psicologia do Estado de Minas Gerais e a Coordenação do CAPS II de Patos de Minas.

Os professores Junior Antoniassi e Aline Fernandes destacaram que as ações do MIP foram além do esperado, o envolvimento de alunos e professores chegou até a comunidade. Como ressalta Antoniassi em relação ao projeto em que atendeu aos Policiais Militares, a Blitz Educativa de Trânsito, e as produções de Curtas Metragem. A professora Fernandes destaca as atividades em Comunicação Oral; Relato de Experiência; Análise de Filmes; e a Mostra de Estágios.