DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FPM LANÇAM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Data: 16 de March de 2016 às 15:46

No último dia 11 de março o Coordenador do DPGPSI Prof. Me. Junior Antoniassi, acompanhado da Coordenadora da Pós-graduação Profa. Ma. Nayara Lima e a Profa. Ma. Delza Mendes, membro do Colegiado do Curso de Psicologia, estiveram reunidos para apresentar o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, oferecendo dois cursos Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar  e Promoção da Saúde e Gestão de Projetos em Saúde.

O lançamento ocorreu na sede do DPGPSI, a Coordenadora do IPP informou que “a parceria entre a área de Pós-Graduação e o curso de Psicologia, na viabilidade de um projeto de pós-graduação vinha sendo discutida há cerca de um ano, buscando alternativa na modalidade de oferecer uma proposta que visa a excelência acadêmica dos graduados que estejam interessados em se especializar”.

O Coordenador do DPGPSI que irá coordenar o curso explicou que “a proposta do curso é de quem sabe em um futuro oferecer um campo de mestrado”. Segundo o professor Junior Antoniassi, o Programa de Promoção da Saúde foi idealizado pelo Departamento de Graduação em Psicologia vinculado ao Instituto de Pós-Graduação da Faculdade Patos de Minas, para oferecer formação interdisciplinar no campo das ciências humanas, biológicas e exatas. Dando continuidade a formação dos egressos formados pela FPM e demais instituições de ensino, com ênfase na formação profissional nos aspectos da Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e da Psicologia e Processos de Gestão.

O coordenador ressaltou que a proposta do Programa é de atender aos graduados em Psicologia e Psiquiatria para a formação em Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar. E para atender aos graduados das demais áreas de formação, tais como: Administração, Contabilidade, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, a formação em Promoção da Saúde e Gestão de Projetos em Saúde.

A coordenadora do IPP informou que serão oferecidas 15 vagas semestrais totalizando 30 vagas anuais, com intuito de promover a pesquisa por meio de linhas que possibilitem a investigação no campo da saúde e fortalecer o conhecimento.

A professora Delza Mendes ressaltou que a preocupação do Colegiado do Curso de Psicologia foi de “estruturar um programa que proporcione a formação continuada dos egressos focados em ações que impactem na qualidade de vida e no estilo de vida das pessoas. Podendo assim promover a interação entre ensino, pesquisa, extensão e a saúde, afim de fortalecer a capacidade profissional e os cuidados”.

O professor Junior Antoniassi explicou que não se trata de uma formação especializada com dois títulos, e sim de um Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde como foco principal, mas que dará ao aluno a opção de escolher em que área ele quer especializar sendo a Psicologia Hospitalar e a Gestão de Projetos em Saúde. Antoniassi ressaltou que na região não existe esta modalidade de programa de pós-graduação que ofereça esta modalidade de especialização.

Os professores ressaltaram que o programa está estruturado em conteúdos integrados e obrigatórios, o que possibilitará aos pós-graduandos cursar a especialização de acordo com a ênfase de formação que ele optar no ato da matrícula. Sendo as disciplinas integradas focadas na área da formação de Promoção da Saúde e as obrigatórias de acordo com a ênfase do curso.

O professor Antoniassi também ressaltou que área de concentração de pesquisa do Programa se divide em duas: 1ª) Gestão e Organização de Saúde com linhas de pesquisa em Política e Promoção da Saúde, Ações Estratégicas no Campo da Saúde, Formação Profissional, Tecnologia em Saúde; 2ª) Determinantes em Saúde com linhas de pesquisa em Risco e Vulnerabilidade de Saúde; Práticas Terapêuticas; Fatores Ambientais e Impactos na Saúde; Biodiversidade no campo da Saúde.

A carga horária do curso corresponde a 560 horas totais devendo o aluno cumprir 36 créditos de disciplinas.

As matrículas encontram-se abertas até 22 de abril na Secretaria de Pós-Graduação da FPM e na Secretaria do Departamento de Graduação em Psicologia. Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails: pos@faculdadepatosdeminas.edu.br e coordenacaodpgpsi@faculdadepatosdeminas.edu.br.  A previsão é que a aula inaugural aconteça dia 13/05/2016.