DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA FPM, INAUGURA LABORATÓRIO DE PSICOMETRIA

Data: 12 de March de 2015 às 13:49

Visando cumprir sua missão institucional de educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania além de promover a educação visando o desenvolvimento sustentável da profissão. A FPM juntamente com o Departamento Graduação em Psicologia, não poupam esforços para o aprimoramento do ensino e a efetividade na formação de seus alunos. E recentemente no dia 06 de Março, deu um passo inovador com a inauguração do Laboratório de Psicometria – LAP “Alfred Binet”.

O Laboratório de Psicometria é mais uma conquista no Curso de Psicologia, com a proposta de funcionar como mais uma ferramenta didática pedagógica na formação profissional, importante para a viabilização de ensino com qualidade visando o preparo do aluno em formação para aprimorar suas habilidades de ingressão no mercado de trabalho.

Idealizado pela iniciativa da professora titular do Núcleo de Avaliação Psicológica ‘NAP’ Professora Delza Ferreira Mendes, em parceira com o Professor Gladson Henrique Silva responsável pelas disciplinas de Testagem Psicológica, teve total apoio da Coordenação do Departamento e da Direção Geral. Segundo a Professora Delza, foram um ano de preparo e organização da estrutura de funcionamento. Uma inovação que possibilitará o desenvolvimento não somente de aulas práticas vinculadas as disciplinas do NAP, mas também o aprimoramento de estudos científicos vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas de Psicologia Aplicada e Clínica Escola ‘CEPPACE’, o que possibilitará aos alunos do curso a produção cientifica e estudo.

Segundo o Coordenador do Departamento e do Curso Professor Júnior Antoniassi, visando dar funcionamento ao LAP “Alfred Binet” já foram aberto Processo Seletivo de Monitoria, vinculado ao CEPPACE e ao NAP, para incentivar os alunos na produção do conhecimento e a produção científica. O coordenador ressaltou que a nomenclatura do laboratório de Alfred Binet, foi uma homenagem ao fundador do primeiro laboratório de psicologia na França que ficou conhecido internacionalmente como o inventor do primeiro teste de inteligência (1905), a Escala Binet-Simon.

Segundo o Professor Gladson Henrique, o laboratório conta com uma variedade Testes Psicológicos validados e autorizados pelo manuseio do Conselho Federal de Psicologia, além de ser um espaço adequado para manuseio e o ensino.

A Professora Delza Ferreira, fez questão de enfatizar que o LAP visa também, funcionar como um grande incentivados do preparo do aluno para a pesquisa, ou como alternativa de estudo mais aprofundado das possibilidades de investigação do sujeito. Além de possibilitar uma reflexão técnica e ética do controle do uso destes instrumentos de avaliação psicológica.

Por fim, o Coordenador concluiu que o espaço do LAP fomenta interesse nos alunos, instrumentalizando-os no conhecimento sistemático, crítico e ético em relação à Testagem Psicológica e proporciona àqueles com maior afinidade na Avaliação Psicológica a serem futuros pesquisadores contribuindo de maneira científica ao meio acadêmico e à sociedade. Ressaltando que todas estas ações são possíveis devido ao compromisso social e educador da Direção Geral da FPM na pessoa do Professor Paulo César de Sousa, que vislumbra promover junto da mantenedora o maior programa de inclusão e formação profissional.