CURSO DE FARMÁCIA DA FPM REALIZA VISITA TÉCNICA NA TIROLEZ

Data: 13 de August de 2015 às 17:47

No último dia 07 de agosto, as alunas do Estágio em Tecnologia de Alimentos do 8º Período do Curso de Farmácia da Faculdade Patos de Minas, visitaram sob a Supervisão do Professor Bernardo Dornelas, a Empresa de Laticínio Tirolez, localizada na cidade de Arapuá - MG.

As alunas tiveram a oportunidade de conhecer de maneira geral a fábrica e todo o processo de fabricação de queijos, manteigas e creme de leite da empresa, além de muitos detalhes considerados relevantes no processamento e estocagem destes. Maior enfoque foi dado às análises físico-químicas e microbiológicas, controle de qualidade da matéria-prima bruta e de produto acabado.

Testes laboratoriais como crioscopia, estabilidade em alizarol, acidez em graus Dornic, redutase, gordura, teste de antibióticos entre outros da parte físico-química foram detalhados e discutidos em relação a sua importância. Os microbiológicos foram considerados de maneira a buscar peculiaridades relevantes.

Foi observado quanto à higienização de manipuladores, uniformes e lavagem das mãos de maneira correta (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional – PPHO) além das barreiras sanitárias e os APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Os procedimentos de limpeza sanitária e os POPs (Procedimentos Operacionais Padrões) foram destacados e discutidos diante de sua relevância fabril.

Ao final, foram recapitulados os principais pontos analisados e a importância destes assim como a estação de tratamento de água utilizada pela fábrica, contribuindo para a não poluição dos rios.

Autor: Prof. Bernardo Augusto de Freitas Dornelas - Supervisor de Estágio em Tecnologia Industrial de Alimentos