Apresentação dos resultados parciais do projeto de revitalização da nascente do córrego do Barreiro, distrito de Alagoas

Data: 24 de November de 2023 às 18:23
Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Departamento de Meio Ambiente, a Faculdade Patos de Minas, o Pronascente e a Escola Estadual Eustáquio José da Silva, temos o orgulho de apresentar os resultados iniciais de um projeto inovador que está transformando a realidade ambiental da região: a revitalização da nascente do Córrego Barreiro.

Localizada no município de Patos de Minas, a nascente do Córrego Barreiro representa um dos pontos essenciais para a preservação dos recursos hídricos locais. Este projeto pioneiro concentra-se no acompanhamento, cercamento, plantio e análise da qualidade da água da nascente, visando não apenas sua preservação, mas também a melhoria da qualidade ambiental em toda a região.

A iniciativa é um passo significativo para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, buscando garantir a conservação desse importante ponto de abastecimento hídrico para a comunidade. O cercamento da nascente visa proteger o local contra atividades que possam comprometer sua integridade, assegurando um ambiente propício para o crescimento natural.

Além disso, o projeto inclui o plantio de espécies vegetais nativas ao redor da nascente, contribuindo para a preservação da biodiversidade local, controle da erosão e manutenção do equilíbrio do ecossistema. A análise da qualidade da água é um aspecto crucial, fornecendo dados precisos sobre a saúde do recurso hídrico e orientando ações futuras para sua conservação.

A parceria entre instituições governamentais, acadêmicas e a comunidade escolar demonstra o compromisso coletivo com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância da água para o bem-estar de todos. Este projeto é um exemplo de como a união de esforços pode resultar em mudanças positivas e duradouras no ambiente em que vivemos.

A revitalização da nascente do Córrego Barreiro não é apenas um projeto, mas uma oportunidade de mudar positivamente o cenário ambiental da região, além de proporcionar uma oportunidade única para os estudantes de contribuírem e conhecerem melhor com sua comunidade, promovendo um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Junte-se a nós nessa jornada em prol do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais do distrito de Alagoas.

Os resultados parciais do projeto já foram apresentados no Fórum de Iniciação Científica da FPM, e serão publicados em revista de circulação nacional.

A FPM agradece aos patrocinadores (Limpebras) e a todos os alunos, professores da diretora que estão fazendo parte dessa pesquisa.
Os professores Saulo G. Pereira, Willyder Leandro e o graduando Mauro Júnior estão a frente do projeto.