ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA PARTICIPAM DE VISITA TECNICA E PROMOVEM ACAO SOCIAL

Data: 22 de November de 2016 às 11:08

Os alunos do 8º período do Curso de Psicologia da FPM realizaram visita técnica CAPS I Diversidade - Marlene Paraguassu dos Santos, na cidade de Carmo do Paranaíba, acompanhados da Profa. MSc. Vânia Cristina Alves Cunha, docente do DPGPSI titular da disciplina de Saúde Mental na Contemporaneidade e no Trabalho.O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos um contato direto com a prática, rotina da instituição e contato com os internos. Esse tipo de experiência extraclasse faz com que os alunos possam vivenciar na prática todas as etapas do acolhimento.

A Professora Vânia Cunha que é ativista do movimento de Saúde Mental, ressalta a importância de aproximar os acadêmicos da rotina de atividades no SUS especificamente no CAPS, tendo vista que a participação do Psicólogo na equipe é essencial conforme a portaria de regulamentação do serviço. Para a professora os Psicólogos precisam compreender que a Saúde Mental oferecida no CAPS não se limita ao serviço ambulatorial de saúde somente.Os alunos poderão acompanhar a rotina de um dia de serviço, interagir com a equipe de saúde e principalmente acolher os pacientes atendidos. Segundo o aluno André Evangelista a equipe do CAPS "fez uma grande gentileza ao abrir as portas da instituição e nos receber com tanto carinho e atenção que sentimos na obrigação de voltar".

Segundo o Coordenador do Curso de Psicologia da FPM, "a instituição tem se preocupado em aproximar os acadêmicos do serviço de saúde mental". Antoniassi ressalta que a Psicologia da FPM está presente nos CAPS, não somente de Patos de Minas, mas da região, uma vez que o próprio CAPS do Carmo do Paranaíba recebeu e recebe estagiários de Psicologia. Em Patos de Minas, a Psicologia da FPM está fazendo história e inovação de atendimento em parceira com CAPS e a Coordenação do Serviço a Psicóloga Priscila, por meio da supervisão da Profa. MSc. Aline Fernandes a prática do Estágio de Acompanhamento Terapêutico que não existe nenhuma faculdade de Patos de região que oferece esta modalidade de disciplina e estágio.