Alunos do curso de Medicina Veterinária desenvolvem projeto de extensão educativo em escolas públicas: ações para a guarda responsável de animais de estimação

Data: 03 de January de 2023 às 19:16

Cães e gatos convivem com os seres humanos, principalmente como animais de estimação. Entretanto, o crescimento da população desses animais em áreas urbanas tem acarretado em situações indesejáveis, tornando-se um desafio para a gestão pública municipal e importante problema de saúde pública.  Considerando que a identificação da responsabilidade individual perante os animais de estimação e que o reconhecimento das características e direitos dos mesmos podem contribuir para um aprimoramento da qualidade de vida da população, foi proposto um projeto de integração e extensão com os alunos do 2º periodo do curso de Medicina Veterinária, onde estes levariam ações educativas sobre bem-estar animal, abandono animal e suas consequências, a escolares da rede pública de ensino de Patos de Minas e região.  A ação foi concretizada por meio de apresentações sobre os temas, nas quais foram divulgadas informações atualizadas sobre a situação dos animais de estimação e os impactos da superpopulação de animais de rua na área urbana e na saúde pública, com as zoonoses.  A realização do presente projeto possibilitou o desenvolvimento de habilidades diferenciadas por parte dos alunos, assim como a percepção dos desafios para uma educação humanitária que estimule no indivíduo a reflexão crítica do ambiente a sua volta e a adoção de comportamentos responsáveis. Devido à relevância do tema e aos resultados obtidos, é seguro afirmar que a atividade de extensão tenha contribuído para um convívio mais harmonioso e digno entre pessoas e animais, aprimorando a qualidade de vida da população.