ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FPM REALIZAM VISITA TÉCNICA À CBMM EM ARAXÁ

Data: 03 de October de 2018 às 16:47

Os alunos do GEAS – Grupo de Estudos em Animais Silvestres e os graduandos do 3º período de Medicina Veterinária da Faculdade Patos de Minas conheceram, no último dia 20 de setembro de 2018, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), mais especificamente o Centro de Educação Ambiental e o Criatório de Animais Silvestres desta empresa, acompanhados do professor Dr. Saulo Pereira.

A CBMM, localizada na cidade de Araxá – MG é a maior fornecedora de produtos de nióbio do mundo. A CBMM foi a primeira empresa de mineração e metalurgia, a nível mundial, a obter a certificação 14001, fato, este, divulgado durante a palestra no local e que chamou a atenção de todos.

Nesta visita, os alunos puderam conhecer como são os procedimentos utilizados no cuidado, criação e conservação das espécies em risco de extinção, como Lobo-guará, Anta, Ema e Tamanduá-bandeira.

Na visita às dependências da CBMM pode-se constatar que os processos ambientais estão em harmonia com os princípios de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social, agregando muito valor à cadeia produtiva.

No centro de desenvolvimento ambiental a equipe pode ver que a CBMM foi a pioneira em Educação Ambiental no Brasil, em 1991, e já, nessa época, o Programa de Educação Ambiental da Companhia realizava inúmeras atividades. No ano de 2005 a CBMM criou o “Arboreto do Cerrado”, que abriga um acervo de 125 espécies vivas da flora do Cerrado e também o centro de criação de animais silvestres. O sucesso do projeto foi tamanho, que existem, na atualidade, animais nascidos na CBMM em vários locais do mundo.

Ainda em Araxá, os alunos visitaram o complexo do Barreiro e as Termas de Araxá, onde puderam contemplar a beleza do local. Segundo a aluna Cristiane do 6º período, integrante do GEAS, “a viajem foi ímpar no sentido de se conhecer um projeto ambiental tão bem executado e no privilégio do contato com animais silvestres”.

Fica a gratidão dos alunos aos representantes da CBMM que receberam a todos tão bem, e repassaram com maestria os conhecimentos adquiridos sobre os processos de cuidado e reprodução de animais silvestres. Parcerias futuras virão!!