Acompanhe a trajetória da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no ano de 2023

Data: 15 de December de 2023 às 16:35

Em 2023, a Faculdade Patos de Minas (FPM) demonstrou um compromisso contínuo com a ética na pesquisa por meio de suas instâncias regulatórias, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Ambos os órgãos desempenharam papéis ativos no ambiente acadêmico.

A CEUA da FPM, responsável por supervisionar a utilização ética de animais em atividades acadêmicas e científicas, avaliou e aprovou 13 projetos durante o ano. Essa comissão, regida pelo CIAEP/CONCEA No: 02.0486.2022 e com processo 062/2022 publicado em 10/10/2022, mantém o compromisso de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA).

Por outro lado, o CEP da instituição revisou e aprovou 31 projetos de pesquisa, atuando de acordo com as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Res. CNS 196/96, II.4) e seguindo os parâmetros éticos estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. O CEP é um órgão interdisciplinar e independente, fundamental para proteger os interesses e a integridade dos participantes envolvidos em pesquisas.

A FPM reconhece a importância crucial de integrar princípios éticos na formação acadêmica dos alunos, visando garantir uma postura correta e responsável no manejo e uso de animais para fins educacionais e de pesquisa com humanos e com seus dados. 

Os relatórios destas avaliações éticas estão sendo preparados, demonstrando o compromisso constante da instituição em seguir padrões éticos rigorosos na condução de suas atividades acadêmicas e científicas.
Durante as reuniões finais, tanto a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) quanto o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Patos de Minas (FPM) apresentaram os resultados anuais de suas avaliações, destacando o compromisso com a integridade e ética nas atividades acadêmicas e científicas. Os encontros representaram momentos de revisão minuciosa dos projetos, aprovações e reflexões sobre as práticas adotadas, visando aprimorar os processos éticos no uso de animais e no desenvolvimento de pesquisas com seres humanos. Essas discussões reforçaram o compromisso contínuo da FPM em seguir padrões éticos rigorosos, integrando a excelência acadêmica com uma abordagem responsável e ética em suas atividades.