A IMPORTÂNCIA DAS ENGENHARIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

Data: 30 de November de 2018 às 17:54

Se formos parar para refletir se existe alguma profissão que está presente em praticamente todos os setores de nossas vidas chegaremos em uma resposta: a engenharia.

A engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação. Sua valorização vem aumentando com o passar dos anos e, nos países emergentes, como o Brasil, torna-se um ponto chave no caminho para o progresso, pois oferece a possibilidade de ampliação de infraestruturas do país para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e a resolução de problemas econômicos e sociais.

Com o exercício de diversas áreas como planejamento, gestão de processos e produtos e desenvolvimento de tecnologias, o engenheiro tem uma atuação universal. Existem diferentes segmentos da engenharia e entre os mais conhecidos estão as engenharias civil, elétrica, mecânica, de produção e química. Assim, é essencial entender o que cada uma dessas áreas tem para nos oferecer:

1.    Engenharia civil

O engenheiro civil é muito importante quando se trata de infraestrutura, pois é o profissional habilitado para projetar edifícios, casas, hospitais, barragens, túneis, portos, metrôs, estádios e até mesmo aeroportos. Cabe a ele decidir sobre as condições, materiais, profissionais e terrenos adequados para a construção de um local.

Se não fosse pelos engenheiros civil não haveria nem mesmo um teto sobre nossas cabeças, que dirá belos prédios e universidades. Este profissional é de suma importância para o crescimento das cidades, dos estados e, consequentemente, do país.

2.    Engenharia elétrica

A engenharia elétrica é extremamente importante no mundo moderno, e há em diga que ela é o centro de todas as outras engenharias pois se não houvesse eletricidade, o mundo seria um caos.

Com seu conhecimento técnico, o engenheiro elétrico é o responsável pela definição de questões estruturais importantes na construção de uma obra, por exemplo. É este profissional que define quantos pontos de luz serão instalados, quantas tomadas, onde podem ser colocadas, a carga elétrica de cada uma, entre outros.

Além disso, ele atua na construção e na manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia. Nesse mundo moderno onde tudo precisa de energia, desde as máquinas ligadas em um hospital que mantém um ser humano vivo até os smartphones em nossas mãos que são utilizados para lazer, imagina não termos energia? Imagina não ter um profissional adequado para fornecê-la? Parece até roteiro de filme de terror!

3.    Engenharia mecânica

Por trás do funcionamento de uma máquina ou ferramenta está o engenheiro mecânico. Ligado nas novas tecnologias, este profissional melhora a qualidade de vida da população por meio de sua formação generalista, que o possibilita de atuar tanto no desenvolvimento de pesquisas quanto em projetos de sistemas mecânicos em todas as suas etapas: concepção, análise, seleção de materiais, fabricação, controle, manutenção e gerenciamento.

As características mais importantes de um engenheiro mecânico são a curiosidade e a criatividade, além de ter conhecimentos nas áreas específicas da profissão como os princípios de movimento, energia e força, para que assim possa garantir a segurança e eficácia do produto desenvolvido. Seu trabalho fundamental é desenvolver, projetar, construir, supervisionar e fazer a manutenção das máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Pode-se dizer que o engenheiro mecânico é mil e uma utilidades e todas elas cooperam para o desenvolvimento da sociedade e de todo o país.

4.    Engenharia de produção

Os engenheiros de produção devem garantir a qualidade de vida da população, além de defender o ecossistema e desenvolver produtos que atendam às necessidades dos indivíduos.

Com os conhecimentos nas áreas de administração, economia e engenharia, esses profissionais devem ser inovadores e criativos para assim descobrirem formas de fabricar produtos que ainda não existam, além de aperfeiçoarem técnicas de produção e organizarem atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa.

Cabe ao engenheiro de produção, também, saber dizer qual a melhor estratégia para que uma empresa obtenha mão de obra, equipamentos e matéria prima, reduza os custos e aumente sua produtividade.

5.    Engenharia química

A área de engenharia química é associada às demais áreas da engenharia e à tecnologias, o que compreende em um grande conjunto de conhecimentos, habilidades e competências.  Este profissional é responsável por transformar matérias primas em bens de consumo.

Com sua formação generalista, o engenheiro químico é versátil e atua com eficácia desde a escolha da matéria prima até o planejamento de produção, prestação de serviços e produtividade. Além disso, desenvolve equipamentos e produtos por meio de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

É possível perceber que sem engenheiros não haveria estradas, serviços de telecomunicações, automóveis, máquinas, eletrodomésticos, roupas e nem mesmo energia. Sem a engenharia o mundo jamais teria saído da era medieval e evoluído como fez. Quando perguntarem pra você qual a importância da engenharia no desenvolvimento do país, pode responder com convicção: toda.

A Faculdade Patos de Minas, instituição mantida por um dos maiores grupos educacionais do país, acaba de anunciar um incentivo para os futuros engenheiros – o projeto social da Engenharia Elétrica irá permitir que interessados neste curso paguem mensalidades de pouco mais de R$ 500,00 reais – isso significa dizer que alguém que ganhe um salário mínimo tem plenas condições de fazer o curso de Engenharia Elétrica, na FPM.

Autora: Samantha Loren

Projeto Parceria: CommunicareUfu&InsightComMidia