5 REGRAS PARA ELEGER UM POLÍTICO

Data: 03 de October de 2018 às 16:41

Época de eleições vemos todos os candidatos prometerem mil e uma coisas que, como sabemos, dificilmente são cumpridas. A promessa de melhorar e oferecer mais atenção à educação é uma das mais comuns entre os candidatos que, durante suas campanhas, fazem esse item ser prioritário. Mas será que o que prometem é verdade? Será que são capazes de oferecer o que estão propondo?

No ano de 2019, os candidatos eleitos terão que enfrentar diversas dificuldades na área da educação. Dentre elas, a Emenda Constitucional 95 de Michel Temer, aprovada em 2016, que congela os gastos públicos federais nos próximos 20 anos. Ainda, existem outras preocupações com a diminuição do número de matrículas nos últimos anos e, simultâneamente, o desempenho fraco dos alunos brasileiros.

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) de 2015, o Brasil ficou na 59ª colocação entre 70 países e, mais preocupante, entre os oito últimos países nas questões de matemática e de ciências. Esses fatos nos mostram que a educação não apresenta problemas apenas em uma escola ou outra, mas sim que ela passa por uma crise generalizada no nosso país.

Diante desse cenário, o que fazer para eleger bons políticos, que se importam realmente com a educação?

O primeiro passo é básico: pesquisar o histórico pessoal dos seus candidatos. Serviços simples de busca como o Google podem te oferecer uma ficha completa sobre qualquer pessoa, praticamente. Utilize-o de forma sábia. Entre em sites confiáveis como o próprio da Justiça Eleitoral ou meios de comunicação mais conhecidos, veja a postura ética e a forma como os candidatos se relacionam com a sociedade. Isso pode te ajudar a avaliar se suas atitudes durante o processo eleitoral condiz com quem eles são fora desse período. Ainda, é importante saber suas situações perante a justiça, pesquisar se existe algum processo criminal contra os candidatos em questão, histórico de mau uso do dinheiro público, entre outros pontos que te mostrarão quem são eles.

Em seguida, realize outra pesquisa, ainda mais importante: seus históricos políticos. Em grande parte dos casos os candidatos ocupam ou já ocuparam alguma função parlamentar, o que torna possível saber como eles desempenharam suas funções anteriormente e, com base nesses dados, avaliar se eles vão desenvolver bem o novo cargo. Procure saber o que seus candidatos fizeram pela educação, saber quais projetos desse tema eles votaram contra e quais votaram a favor, entender quais foram suas propostas e investimentos nesta área e como a pesquisa pública os avaliaram. Além disso, pesquise sobre o passado do partido ao qual eles são filiados hoje.

Após a conclusão de suas pesquisas, conheças as propostas dos seus candidatos na área da educação. Analise suas promessas durante a campanha, reflita se elas são exequíveis, bem elaboradas, se eles apresentam os mecanismos necessários para colocar em prática os projetos. Procure entrevistas com os candidatos, onde eles são questionados sobre a área da educação, e avalie se eles fornecem respostas genéricas ou se fogem das questões mais difíceis e polêmicas. Veja se os candidatos oferecem propostas plausíveis em todo o âmbito educacional - creches, educação básica, ensino médio, educação superior, ensino técnico, docência, entre outros. Ainda, avalie suas posturas em relação à temas importantes na educação, como acessibilidade, analfabetismo e inclusão social.

Procure entender as atribuições de cada cargo. As eleições são para Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República. É necessário, portanto, que você entenda a função de cada um, para saber avaliar se o que está sendo prometido pelo seu candidato no âmbito da educação condiz com o que ele pode e deve realizar, caso eleito. Se perceber que o cargo e as promessas não condizem, existem duas explicações: ou o candidato está agindo de má fé ou não entende o cargo ao qual está concorrendo. Em qualquer um dos casos é óbvio que o candidato não está apto a assumir uma função tão importante.

Por fim, busque afinidade de pensamentos com seus candidatos. Veja se eles possuem os mesmos valores e pontos de vista que você. Se você é profissional da educação, se é estudante, pesquisador, tem filhos que estão na escola ou simplesmente se interessa pelo tema, analise se os seus candidatos oferecem propostas que condizem com o que você deseja e acredita.

As pessoas que você colocar no poder, desde deputado estadual até o presidente da república, serão seus representantes durante os próximos quatro anos de sua vida, não se esqueça. Com essas cinco dicas, escolher os políticos que realmente se importam com a educação, o maior pilar de nossas vidas, não será tão difícil. Vote consciente, eis o apelo que a Faculdade Patos de Minas e o Grupo Educacional Idea fazem aos alunos (as), familiares, professores, colaboradores e toda a sociedade.

Autora: Samantha Loren

Projeto Parceria: CommunicareUfu&InsightComMidia