Duração
Tipo de Formação
Bacharelado
Conceito do MEC
Mensalidade
R$:

Apresentação

As empresas do setor de serviços, tais como hospitais, escolas, transportes, comércio atacadista e varejista de Minas Gerais, assim como dos outros estados do Brasil, demandam por profissionais aptos para atuarem na implementação, gestão de novos padrões da qualidade e produtividade. A indústria e agroindústria em Minas Gerais, constituídas principalmente pela indústria metal-mecânica, automobilística, de autopeças, da construção civil, de processos contínuos em geral (mineração, siderurgia, cimento, cal e química), também necessitam de profissionais competentes para desenvolver, gerir e otimizar sistemas produtivos de forma contínua.

Dentro deste contexto, o perfil do Engenheiro de Produção se encaixa nas necessidades do arranjo produtivo local. Ele é capaz de implementar, gerir e otimizar novos padrões da qualidade e produtividade em todas as atividades industriais, agrícolas, comerciais e governamentais, ou seja, qualquer segmento de um dos três setores da economia. 

O engenheiro de produção é peça fundamental no desenvolvimento e otimização de sistemas produtivos em todos os ramos da atividade econômica e empresarial e também no desenvolvimento e melhoria contínua dos produtos e serviços ofertados pela região. 

 

Objetivos do curso

O objetivo geral do curso de Engenharia de Produção da FPM é formar profissionais com sólida formação matemática, tecnológica, econômica e social de modo a capacitá-lo para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas integrados por pessoas, materiais, equipamentos, financeiros e informações de forma competente, ética e socialmente responsável.

Apoiado nesse objetivo maior, a FPM pressupõe que a educação dos alunos através do desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais gera habilidades e comportamentos correlatos que são considerados imprescindíveis ao efetivo aprimoramento da produtividade e da qualidade das atuais organizações produtivas.

 

 

Perfil do Egresso

O Curso de Engenharia de Produção da FPM deverá formar um profissional com uma sólida formação científica, tecnológica e profissional que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às  demandas da sociedade.

Newsletter

Corpo Docente