PROFESSOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FPM PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO EM REVISTA DE ALTO IMPACTO

Data: 06 de dezembro de 2017 às 12:36

O professor Marcos Lúcio Magalhães do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Patos de Minas (FPM), acaba de publicar um artigo científico em revista de alto impacto. Para quem não sabe o que significa isso, é como se os resultados da pesquisa servissem para alterar procedimentos na área de medicina veterinária, por exemplo. A revista denominada “Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Brazilian Journal of Veterinary and Animal Sciences)” é uma das mais importantes do ramo no país e com forte trânsito nos Estados Unidos e Europa. 

O artigo “Avaliação do fluxo de saída do ventrículo esquerdo emgatos anestesiados submetidos ao pneumoperitônio e à posição de Trendelenburg”, trata-se de um estudo cujo objetivo foi avaliar os efeitos do pneumoperitônio e da posição de Trendelenburg (técnicas aplicadas aos procedimentos de videocirurgias) sobre o fluxo de saída do ventrículo esquerdo (débito cardíaco) em gatos anestesiados.   

Segundo o autor, “complicações trans e pós” operatórias advindas do estabelecimento do pneumoperitônio e do posicionamento de Trendelenburg já foram estudadas em humanos e modelos animais, entretanto pouco se sabe sobre o comportamento hemodinâmico dos gatos submetidos a esse procedimento.

O resultado dessa pesquisa será fundamental para redução dessas complicações e pode ser aplicada, em analogia, nas diversas situações emergenciais da clinica médica e nas intercorrências cirúrgicas, inclusive em outras de espécies de animais. 

Segundo o professor Marcos Lúcio Magalhães, "publicar um artigo em uma revista de expressão é motivo de otimismo e reconhecimento à pesquisa de qualidade", pois, .“atravessamos um momento de perda de competitividade da pesquisa brasileira, em que a volatilidade dos recursos financeiros e estruturais são os maiores entraves para a consolidação do Brasil como um “player” importante na disputa entre os países líderes em produção de patentes, verdadeiras “matrizes energéticas” para o crescimento econômico de uma nação. É preciso destravar a universidade brasileira para liberar toda a inteligência hoje dispersa e muitas vezes desperdiçada”. 

Ainda, segundo o professor, o aluno deve cada vez mais aproximar-se dos professores e se inserir no universo das pesquisas, mesmo não tendo interesse em seguir sua carreira como pesquisador, pois é uma oportunidade única de ampliar sua capacidade técnica e desenvolver-se profissionalmente. E salienta: “Essa proximidade com os docentes é marcante na Faculdade Patosde Minas”.

 

O arquivo pode ser acessado pelo link para acesso: http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v69n5/0102-0935-abmvz-69-05-01139.pdf