PRAIA CLUBE DE UBERLANDIA RECEBE ALUNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Data: 14 de June de 2017 às 10:15

Aconteceu no dia 08 de Junho de 2017, uma visita técnica ao Praia Clube de Uberlândia –MG com os alunos do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física. A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso Profa. Me. Rosana Mendes Maciel, e também pela Profa. Me Célia Bernardes e  alunos (as), com apoio da equipe gestora da Faculdade de Patos de Minas – FPM.

A visita técnica ao Praia Clube de Uberlândia teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física uma atividade complementar aos conhecimentos teóricos do Basquetebol II aprendidos em sala de aula, visando o encontro dos acadêmicos com o universo profissional, possibilitando aos mesmos uma formação mais ampla de todo o processo de ensino.

Na visita foi possível observar o ambiente real de treinamento esportivo em pleno funcionamento, com acesso as novas metodologias de ensino envolvendo organização, planejamento e periodização. A visita possibilitou também observar como acontecem  os treinamentos dos atletas nas quadras e na academia, envolvendo os aspectos físicos, técnicos e táticos dos atletas nas fases de iniciação, aprimoramento e especialização. Ficou evidente para os bacharelandos que não basta investir nos atletas apenas nos aspectos físicos e táticos da modalidade, o trabalho em equipe e os cuidados com a saúde também devem estar integrados ao treinamento.

Os acadêmicos do curso avaliaram a visita como muito positiva. Para eles, foi uma experiência riquíssima, pois tiveram oportunidade de vivenciar na prática todos os aspectos do treinamento esportivo do basquetebol, desde a categoria de base até à nível profissional. Outro aspecto relevante citado por eles está relacionado a visão empreendedora de futuro, tendo em vista o mercado de trabalho nesta área do treinamento esportivo. De acordo com o professor Guilherme, um dos treinadores do clube que trabalha com a categoria de base, o mercado nesta área está em grande expansão. Segundo ele é importante que os profissionais fiquem atentos a esta demanda e aproveitem as oportunidades.

 Para Celia Bernardes, o resultado da visita não poderia ter sido melhor. De acordo com a professora, "a escola moderna precisa estar aberta para novas propostas de ensino, sair do contexto de sala de aula e vivenciar outras realidades é extremamente importante, principalmente para os estudantes que estão no processo de formação profissional". 

.