PESQUISA QUE RELACIONA COMPORTAMENTO ALIMENTAR E GENÉTICA É INICIADA NA FPM

Data: 30 de março de 2017 às 18:31

Deu-se início no último dia 15 na Faculdade Patos de Minas, uma pesquisa que busca correlacionar genética, comportamento alimentar, obesidade e outros fatores de risco. A pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Hugo Melo com participação dos professores Dr. Fernando Diniz e Me. Paulo Vinícius Rocha e executado pelas alunas do curso de biomedicina Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva e Liliane Aparecida Borges Correia.

A pesquisa envolve etapas desde um teste genético simples, aplicação de um questionário e medições de parâmetros antropométricos, como peso e altura, bem como a realização de exames sanguíneos de sangue e bioimpedância, tudo isso sem qualquer ônus financeiro para os participantes da pesquisa ficando as despesas a cargo da Faculdade Patos de Minas. Ainda, a pesquisa está totalmente regulamentada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos local e pelo Conselho Nacional de Saúde e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Segundo o professor Hugo Melo, a pesquisa é importante pois apesar de conhecermos muitos detalhes sobre o comportamento alimentar dos seres humanos, relacionar tais comportamentos com um fator genético poderia trazer benefícios para a formação alimentar das crianças e evitar a presença de fatores de risco como obesidade e tabagismo, como políticas eficazes de educação alimentar.

A pesquisa está sendo aplicada em toda comunidade acadêmica da região de Patos de Minas e os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (34) 99667-7600.

Segundo planejamento do grupo, boa parte de 2017 será gasto com análise dos dados da pesquisa, mas espera-se que as conclusões comecem a ser publicadas em periódicos científicos ainda este ano.