FACULDADE PATOS DE MINAS PATROCINA ATLETA PATENSE

Data: 04 de December de 2014 às 12:13

Você já parou pra pensar por que tanta gente está praticando corridas? Segundo especialistas, as pessoas que praticam, calmamente, as corridas longas, correm puramente por prazer e declaram que depois de quarenta e cinco minutos se sentem extraordinariamente bem. Além de terem o coração mais forte, o corpo dos corredores geralmente é magro e são pessoas com mais resistência física, afirma o Dr. Peter Wood, bioquímico da Universidade de Stanford, depois de verificar os resultados obtidos em suas pesquisas com corredores de idades entre 35 e 65 anos.

Os cuidados com o corpo, com as condições físicas e o alívio para o estresse do dia a dia são as razões que levam muitos corredores amadores a praticarem o esporte, porém, alguns encontram nas corridas oportunidades para participarem de competições. É o caso do Orlando P. Silva que começou a treinar em 2009 em busca de melhor qualidade de vida. No início, foram caminhadas longas e aos poucos o atleta foi descobrindo o prazer pela velocidade (corrida). Ele treina nas avenidas da cidade, principalmente na Av. Marabá, Fátima Porto, Major Gote e na Lagoa da rodoviária. Ao perceber que poderia ter potencial, o atleta começou a praticar mais seriamente a fim de participar de competições.

Além de qualidade vida que a corrida traz, o hábito de correr vem sendo um grande incentivo para o neto de apenas seis anos, que foi influenciado pelo avô e participou de três competições, em  todas elas alcançando o 2º  lugar.

Orlando participou de várias competições nos últimos anos:

-  A primeira competição foi a Corrida do Milho de 2011;

-  No mesmo ano participou da Corrida Rústica da 10ª Cia da Polícia Militar;

-  Participou novamente da Corrida do Milho de 2012, na qual alcançou o 3º lugar no pódio. 

-  No mesmo ano de 2012 participou da Corrida de São Silvestre (SP), a mais importante da carreira.

-  No ano consecutivo (2013) também alcançou o 3º lugar (Corrida do Milho) e participou de outras corridas como:

·         Corrida do trabalhador em Patrocínio.

·         Corrida de Mauá em Araguari.

·         Corrida do Campo em Major Porto.

·         Corrida do Aterro – Abadia dos Dourados (MG).

·         Volta Internacional da Pampulha (BH), segunda em importância e dificuldade.

 

-  No ano de 2014:

·         Corrida do Trabalhador, novamente em Patrocínio.

·         Corrida do Milho.

·         Corrida do Campo – Major Porto , onde alcancei o 1º lugar.

·         Corrida UDI21, em Uberlândia (4º lugar).

·         Corrida LUV-UFV, em Rio Paranaíba.

·         Corrida da Cenoura em São Gotardo, alcançando o 2º lugar.

 

Nas corridas de 2014 o atleta contou com o patrocínio da Faculdade Patos de Minas, que conta com vários cursos na área de saúde além dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, de forma direta apoiando iniciativas que visem à saúde e o bem estar da comunidade.

Segundo Orlando, com foco na persistência e determinação, o objetivo para o próximo ano é “conseguir treinar mais intensamente e participar, além de corridas regionais, também de corridas de importância nacional, tais como: Meia Maratona do Rio de Janeiro e Volta na Ilha de Santa Catarina”, além das que já participou como a Corrida de São Silvestre e a Volta Internacional da Pampulha. Patos de Minas estará na torcida por você Orlando!