ENGENHARIA ELÉTRICA REALIZA CICLO DE PALESTRAS COM PROFESSORES DA UFU

Data: 04 de April de 2017 às 10:29
Na noite da última quarta-feira, 29/03, o curso de Engenharia Elétrica da FPM realizou mais uma etapa do Ciclo de Palestras 2017, trazendo o tema Comunicações Ópticas para o debate. O convidado da noite foi o Professor Phd. Pedro Luiz Lima Bertarini, graduado em Engenharia Elétrica pela USP - São Carlos, doutor e pós-doutor em Telecomunicações pela USP, com trabalhos e pesquisas publicados sobre fibras ópticas, metamaterias e luz supercontínua. Desde 2015, o Prof. Pedro Bertarini coordena o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia. O Debate contou também com a presença da Prof. Dra. Elise Saraiva, também da UFU, dos professores do curso de Engenharia Elétrica da FPM, Prof. Rafael Augusto ( que também é professor na UFU ), Prof. Wesley Nunes, Prof. Gustavo José, Prof. Igor Caixeta e Prof. Dener Barros, além do professor e coordenador do curso, Prof. Guilherme Thiago Fernandes.

O debate contemporizou o tema Comunicações Ópticas, discutindo a evolução dos estudos a partir das expectativas tecnológicas da comunicação via transmissão de dados no futuro. O ciclo também abordou os estudos e pesquisas da área, as novidades em vias de lançamento e os desafios da Engenharia de Telecomunicações. Com o debate aberto aos alunos, temas como a participação do Engenheiro Eletricista no desenvolvimento  e na aplicação das tecnologias mais viáveis foram discutidas. O debate abordou ainda o desenvolvimento de novos materiais para a área de comunicação de dados, modelagens gráficas e computacionais para simulações de pesquisa e a fotônica ( transmissão de dados via fotons ).

Ao final do evento, os professores Pedro Bertarini e Elise Saraiva agradeceram o convite e se surpreenderam com a metodologia de interação com os alunos. "Sempre somos convidados para palestras técnicas e a metodologia do debate, além de trazer os resultados da pesquisa para o  mercado de trabalho, deixou os alunos à vontade para a participação e o clima foi muito gostoso e proveitoso", disse a prof. Dra Elise. O prof. Phd Pedro Bertarini agradeceu o convite e elogiou a interação dos alunos e professores com os convidados e com o tema.

O prof. Msc Guilherme Fernandes ressaltou a integração dos perfis de desenvolvimento de pesquisa e atuação de campo das duas instituições (FPM e UFU), no sentido de agregar conhecimento, conhecer as novas tecnologias desenvolvidas em pesquisa e ao mesmo tempo trazê-las ao cotidiano do mercado de trabalho. Os alunos também elogiaram a iniciativa e esperam ansiosos pela próxima etapa do ciclo, que visa além de debates técnicos, a apresentação de "cases" de sucesso de Engenheiros e a visão do mercado atual no setor.

O Ciclo de Palestras é aberto ao público externo, profissionais e estudantes da FPM e de outras instituições, e também é gratuito. Há certificação. Informe-se sobre os eventos que acontecem em abril.