DIPLOMA NA MÃO PARA ABRIR PORTAS

Data: 14 de July de 2016 às 12:57

É muito comum ouvirmos que “o mercado de trabalho está muito competitivo” ou que “é preciso ter um diferencial para mostrar” na hora de conseguir um bom emprego. Na prática, é fácil perceber que essas frases realmente fazem sentido. Se colocar no mercado não está sendo tarefa fácil e isso é comprovado em números. De acordo com o IBGE, atualmente existem mais de 10 milhões de brasileiros sem um emprego pra chamar de seu.

Sabendo dos desafios do mercado de trabalho, muitas pessoas buscam se qualificar melhor para aumentar suas chances. Fazer um curso superior em uma Instituição de qualidade pode ser uma das maneiras de aumentar as chances de achar um emprego. Pensando nisso, Amanda Lobato decidiu fazer o curso de Gastronomia, na Faculdade de Patos de Minas. “Há muitas oportunidades de carreira, pois a cada aula descobrimos uma nova área em que podemos trabalhar”, explica. Sua professora, Suzane Araújo, afirma que, na sala de aula, já é possível ter uma noção do que o aluno irá encontrar lá fora no âmbito profissional. “[A graduação em Gastronomia] contribui para a carreira do estudante pela especificidade que o curso propõe (...). É pertinente a todas as circunstâncias e disciplinas colocar todo o conteúdo em prática e a oportunidade de se adquirir conhecimento”, esclarece.

De 2003 para 2012, o número de matriculados em cursos superiores aumentou 81%, de acordo com censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse número demonstra a busca do brasileiro por uma melhor qualificação. Isso acontece, justamente, porque essas pessoas sentem necessidade de um diploma para competir melhor por uma boa vaga de trabalho. E essa noção já está presente em quem está quase concluindo o ensino médio. Marcelo Ávila, por exemplo, estuda no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no campus de Patrocínio, e faz um curso técnico integrado ao Ensino Médio. O jovem afirma que o próximo passo é fazer um curso superior. “Acredito que os benefícios da graduação são bem claros se observarmos o mundo do trabalho, em que apenas os mais qualificados se sobressaem e conseguem destaque”, conta.

Além de aumentar as chances de se ter um futuro profissional promissor, o curso superior possibilita para os graduados um salário maior do que para quem não possui maiores qualificações. Segundo o IBGE, em 2012 os assalariados com nível superior ganharam, em média, 219,4% a mais do que aqueles que não contavam com alguma formação. O Instituto também afirmou queo salário médio de quem fez faculdade foi de 4.135,06 reais, enquanto os trabalhadores sem nível superior ganharam 1.294,70 reais. Os números mostram que um diploma na mão faz muita diferença, mas é sempre bom lembrar que a faculdade não faz todo o trabalho sozinha, mas sim possibilita e oferece recursos para que bons alunos se tornem excelentes profissionais.

Autores:

Isabella Rodrigues Reis

Ygor Rodrigues

Letícia Brito

Communicare – UFU (Projeto Branded Content)

Foto: Arquivo Faculdade Patos de Minas