CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE PATOS DE MINAS FAZ ENTREGA DE KITS DO TROTE SOLIDÁRIO NA CAMPANHA FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

Data: 20 de April de 2016 às 10:55

Durante o mês de fevereiro e março deste ano os alunos veteranos do NAEP (Núcleo de Apoio ao Estudante de Psicologia) realizaram a campanha FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM, que contou com forte adesão dos novatos da Psicologia.

Esta campanha teve apoio dos professores e coordenação do curso, cuja finalidade do NAEP foi não somente integrar os calouros de 2016 mas promover ação social. O Coordenador do Curso, Prof. Júnior Antoniassi, destacou que a maior preocupação do Curso de Psicologia é responder a demanda da sociedade, uma vez que a assistência é dever da Instituição de Ensino Superior que possui em sua missão formar cidadãos capacitados a atender a demanda da sociedade.

A aluna Pâmela Andrade Araújo, caloura do curso, destaca que “como futura psicóloga, sabe da importância social que a profissão de Psicólogo representa na sociedade, e que os projetos propostos pela faculdade engrandecem sua vida acadêmica, estimulando a consciência da importância de ajudar o próximo”. Pâmela reitera que sente-se honrada e feliz em poder fazer parte do Trote Solidário e ser aluna de Psicologia da FPM.

Marina Cristina, que também é caloura do curso, descreve a participação no Trote Solidário como “um grande aprendizado e a que a engrandeceu muito, pois enquanto juntavam e corriam atrás dos alimentos e brinquedos, sentiam uma felicidade enorme em poder ajudar fazendo o bem”. A aluna destaca que ajudar o próximo nos “faz crescer e diminuir as ações egoístas”.

Todos os materiais arrecadados pelos alunos foram doados ao Centro Municipal de Educação Pinóquio, que recentemente passou por um momento difícil em virtude de um roubo. A proposta de contribuir com esta instituição foi discutida entre a turma de calouros, NAEP e Coordenação, e a escolha se deu pelo motivo do fato ocorrido e por se tratar de uma instituição infantil e que atende crianças carentes da cidade. Os alunos se empenharam e tiveram grande iniciativa e responsabilidade em conseguir os produtos alimentícios, brinquedos, som portátil e aparelho de dvd.

A entrega dos kits ocorreu no dia 13 de abril com a presença de alunos calouros, membros do NAEP e coordenação do curso. O grupo foi recepcionado pela diretora da CMEI, Profa. Kênia Beatriz, e a Tia Claudia, juntamente com todos as professoras, monitoras e alunos da instituição. As doações foram repassadas a instituição e para a diretora, “as doações chegaram em boa hora, e o momento ficou marcado na história da escola”. As crianças ficaram felizes com os kit’s guloseimas e com o bonito trabalho. Kênia destacou a grandeza que os alunos do curso de Psicologia da FPM tiveram em se envolver com as necessidades sociais. E reforçou que como diretora do CMEI, somente poderia agradecer em nome de todas as crianças e funcionários.

A caloura Mireli Luzia ressaltou o prazer em participar desse projeto proposto pelo curso e pela FPM em ajudar a CMEI Pinóquio, e que ao ver tantas crianças agradecidas e felizes com todas as doações foi radiante e extremamente feliz.

A aluna Morgana Moura representante no NAEP destacou que o trote solidário está crescendo cada vez mais dentro do Curso de Psicologia da FPM e esta iniciativa de fazer o bem e ajudar é extremamente gratificante. Morgana ressalta que “no dia da entrega fui invadida por uma imensa felicidade, por saber que o que estudamos não fica apenas nos escritos da sala de aula, vai além dos muros e barreiras, nos coloca em contato direto com a sociedade, fazendo a "Psicologia em Movimento" proposta pelo NAEP juntamente com a Coordenação do Curso. Ser FPM é orgulho de ser gente e ser diferente, de se formar com a extrema capacidade humana de fazer diferente”, conclui.

O coordenador do curso, Prof. Junior Antoniassi, disse que não existe ação, se não existe uma razão, e a razão simplesmente era por querer o bem sem olhar a quem. O coordenador ressaltou que todo mérito da ação era exclusivamente dos calouros, e que eles se organizaram, lutaram, fizeram e entregaram. A coordenação somente acompanhou e apoiou, propôs junto com NAEP e eles aceitaram, e destacou que é muito gratificante ver seus alunos envolvidos com a solidariedade e preocupados com o próximo, ainda mais em um país em que as desigualdades se acentuam cada vez mais.