ALUNOS DO 6o PERÍODO DO CURSO DE EDUCACAO FÍSICA VISITAM A UFU

Data: 28 de novembro de 2017 às 16:24

No dia 16 de novembro, os alunos do 6º período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Patos de Minas – FPM visitaram o campus  da UFU em Uberlândia para conhecerem o Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência. A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso Profa. Me. Rosana Mendes Maciel, e pela Profa. Me. Célia Bernardes que trabalha com a disciplina Educação Física Adaptada, alunos (as), e equipe gestora da Faculdade de Patos de Minas.

A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG, envolvendo ações com pessoas de diferentes deficiências, como: deficiência Auditiva, deficiência Física, deficiência Intelectual, deficiência Visual, transtorno do Espectro Autista e deficiências múltiplas.

Os acadêmicos presenciaram o ambiente real em pleno funcionamento, foi possível observar o treinamento de força, alongamento e flexibilidade  na academia, observaram o treinamento na piscina, na sala de recreação e psicomotricidade, foi possível acompanhar também o treinamento dos atletas paralímpicos na modalidade de Bocha e Gollbol. Ficou evidente para os educandos da FPM que o programa é de grande relevância e que os benefícios são fantásticos, tanto na reabilitação, como na interação e qualidade de vida dos integrantes do programa. Outros pontos importantes foram observados pelos estudantes, ligados aos aspectos cognitivos, afetivos e motores trabalhados em cada modalidade. Além de ter sido possível verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos implícitos no programa.

A professora Solange, coordenadora do projeto, salientou a participação dos acadêmicos do curso de Educação Física e monitores no programa. A partir de uma avaliação semestral dos alunos com deficiência e sob orientação do professor, os acadêmicos planejam e desenvolvem estratégias de ensino nos seguintes temas: atletismo, futebol, futsal, hidroginástica, musculação, natação, psicomotricidade e recreação com os alunos do programa.

Os acadêmicos da FPM avaliaram a visita como muito positiva, para eles foi uma experiência riquíssima, destacaram que o momento foi oportuno para ampliarem os conhecimentos trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Física Adaptada, salientaram também sobre a importância da viagem em agregar valores pessoais e profissionais, além de voltarem mais motivados para o exercício da profissão nas áreas afins.  Para a professora Celia Bernardes "a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas", para ela, "estas práticas são importantes e a troca de experiência com outras realidades proporciona novos aprendizados", conclui.

.