ALUNOS DA FPM PARTICIPAM DE CURSO NO LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA DE ANIMAIS SILVESTRES LAPAS UFU

Data: 29 de novembro de 2017 às 16:28

No último dia 25 de novembro, o Grupo de Estudo em Animais Silvestres – GEAS da Faculdade Patos de Minas (FPM) fez uma visita técnica à cidade de Uberlândia para participar do curso Contenção Física e os Principais Pontos de Coleta em Animais Silvestres, no Laboratório de Ensino e Pesquisa de Animais Silvestres (LAPAS) da Universidade Federal de Uberlândia, ministrado pelos médicos veterinários Me. Evandro Alves Canelo e Leonardo Gonçalves Serafim. O curso foi acompanhado pelo professor Me. Saulo Gonçalves que é um dos coordenadores do grupo.

Tal curso apresentou aos alunos uma perspectiva diferente, que busca a relação entre a medicina veterinária e biologia de Animais Silvestres. Os médicos veterinários ensinaram as técnicas de contenção de animais silvestres e, sobretudo, o respeito ao se manipular tais animais, além de técnicas de segurança.

Inicialmente os alunos foram recebidos pelos médicos veterinários e assistiram a uma palestra de abertura, posteriormente aos alunos foram apresentadas as técnicas para conter aves e répteis.

Corujas, papagaios, serpentes e jacarés devidamente preparados foram utilizados para tal ação. Assim, os alunos da FPM que fazem parte do GEAS puderam ter a chance, talvez única, de manipular, com todo cuidado, esses animais selvagens. "De início houve apreensão, contudo a turma foi bem orientada e treinada e o trabalho teve êxito total", afrima o Prof. Evandro Canelo.

Após o almoço a turma seguiu para o Parque do Sabiá, onde puderam visitar o zoológico, conhecer sobre os cuidados com os animais de lá.

Segundo o aluno Igor do 6º período de Medicina Veterinária: “essa visita foi muito importante para conhecermos mais os animais silvestres, em nossa região há uma demanda grande de resgastes desses animais atropelados, por isso é bom estar atento e treinado”, ressalta.

O Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) é formado por estudantes da graduação de Medicina Veterinária e cursos afins com interesse na área de medicina e conservação de animais selvagens.

Para o ano de 2018, o grupo tem uma extensa agenda de atividades e estará aberto a novos integrantes, sobretudo os alunos ingressantes na FPM nos 1º períodos.